Pe. Rubens nov 8, 2022

Diocese celebra a Páscoa dos Militares

Texto Diácono Transitório – Tadeu Germano – Fotos Pascom Paróquia Nossa Senhora de Fátima

No último 28 de outubro, a Diocese de São Carlos realizou na Paróquia Nossa Senhora de Fátima em São Carlos, a celebração da Páscoa dos Militares. Estiveram presentes os representantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e também os atiradores do TG 02-35 de São Carlos, bem como seu instrutor, e fiéis da Comunidade.

Presidiu a Eucaristia o Padre Dr. José Edmilson Santo, tendo como assistente o Diácono permanente Carlos José Pavan. A liturgia do Domingo de Páscoa lembra a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo e do cumprimento da promessa da vitória da vida sobre a morte, eis o significado da Páscoa: passagem da morte para a vida, do egoísmo para a doação de si, do rancor para o perdão, da discórdia para a paz. Em sua homilia, Padre José Edmilson destacou a abnegação e entrega que os militares realizam constantemente em seu trabalho em prol da sociedade.

Sobre a Páscoa dos Militares

A comemoração desta Páscoa é realizada fora da época, com a concessão da Igreja, em memória à época da II Guerra Mundial, quando, no período da Páscoa, os militares brasileiros estavam envolvidos em missões longe de casa ou escalados para serviços e não puderam participar das festividades religiosas. Assim, a Páscoa dos Militares preserva a história de quando a Força Expedicionária Brasileira (FEB) retornou ao Brasil e, em 1945, celebrou a sua Páscoa. Participam dos eventos os segmentos católico, espírita e evangélico, com celebrações específicas, já que a festividade tem por objetivo estimular a religiosidade, fraternidade e espiritualidade dos militares. As celebrações acontecem em datas determinadas e diferentes em cada região, de acordo com o Arcebispado Militar do Brasil.