Pe. Rubens abr 28, 2023

Diocese acolhe Padre Ricardo Vieira, pessoa com deficiência visual para formações e celebrações inclusivas

Descrição da imagem: fotografia do padre Ricardo de Paula Vieira com um grupo de aproximadamente 30 pessoas, entre homens e mulheres, adultos e crianças. Eles estão dentro de uma igreja, posicionados em pé em frente ao altar, ao lado esquerdo do padre algumas pessoas estão ajoelhadas e no centro ao lado direito do padre há uma pessoa sentada em uma cadeira de rodas.

Da redação, com informações de Michele Toso Cappellini – Coordenadora Diocesana da Pastoral da Inclusão

Nos dias 21, 22 e 23 de abril de 2023, a pastoral da inclusão de nossa diocese promoveu formações e celebrações inclusivas conduzidas pelo Padre Ricardo de Paula Viera, vigário paroquial do Santuário São Judas Tadeu da Arquidiocese de Belo Horizonte. Além das visitas missionárias em diversas paróquias dos nossos vicariatos, participou do encontro Diocesano de Liturgia, abordado questões de acessibilidade relacionadas ao Canto Litúrgico.

O momento mais esperado foi a “Missa parte por parte” na Catedral de São Carlos realizada para as pessoas com deficiência visual, em que o Rito Litúrgico foi audiodescrito e elas tiveram oportunidade de fazer o reconhecimento tátil cinestésico dos espaços e objetos litúrgicos, com o auxílio dos seminaristas do Propedêutico de nossa Diocese.

Um destaque foi dado pelo Padre Ricardo, considerando que somos uma das únicas diocese do Brasil que tem uma impressora braile para a produção de materiais de evangelização.

Foram momentos profundos de reflexão e orientação de como nossa diocese pode avançar na inclusão, para que as pessoas com deficiência sejam não apenas destinatários de nossas ações pastorais, mas protagonistas na vida das nossas comunidades.

Confira as fotos:

Descrição da imagem: Fotografia de duas pessoas. Uma delas está em pé inclinada em direção a segunda pessoa que esta sentada. Com uma mão o homem que está em pé segura um ostensório dourado, enquanto sua outra mão segura a mão do homem que está sentado guiando a em direção ao ostensório.

Descrição da imagem: Fotografia de um grupo de pessoas dentro de uma igreja. Em primeiro plano, há um homem jovem que esta em pé, inclinado em direção a um senhor que esta sentado no banco da igreja. Este jovem segura uma patena dourada com uma hóstia em cima, para que o homem possa toca-la. Ao fundo há mais três pessoas segurando um cálice cada um, para três pessoas que também estão sentadas.

Descrição da imagem: fotografia de uma grupo de pessoas no interior de uma igreja. Há dois homens, Eles estão segurando uma casula cada uma, uma verde é uma vermelha. Em frente a eles há três pessoas sentadas no banco da igreja, que também estão com as mãos nas casulas.

Descrição da imagem: fotografia de três pessoas no interior de uma igreja. Enquanto uma delas está observando a cena, um homem segura uma cruz em madeira com Jesus crucificado e um menino com os braços erguidos tateia a imagem.

Descrição da imagem: fotografia de uma grupo de aproximadamente 14 homens, reunidos no interior de uma igreja. Eles estão em pé, formando um semicírculo. Ao centro há uma mesa com uma toalha branca e uma Bíblia aberta.

Descrição da imagem: fotografia de um grupo 5 pessoas, entre homens e mulheres; pessoa com e sem deficiência; entre eles um padre, diácono. Eles estão em pé, próximos, em uma rua.

Visitas as irmãs franciscanas do imaculado coração.
Descrição da imagem: fotografia em estilo selfie de um homem com um grupo de quatro pessoas em um jardim. Em primeiro plano, posicionado ao lado esquerdo, há um homem jovem, que aparece sorrindo. Ao fundo há quatro pessoas em pé, uma ao lado da outra, duas senhoras ao centro e dois homens um de cada lado.

Descrição da imagem: Fotografia de um grupo de aproximadamente 25 pessoas de diferentes idades, sendo dois sacerdotes posicionados a esquerda e ao centro da foto, e um diácono a direita. Todos estão posicionados em pé, a frente de um altar. Ao fundo, sobre eles há uma imagem de Jesus com os braços abertos. Na parede a direta da foto há uma obra artística em gesso branco representando dois pescadores os quais estão retirando da água uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Fim da descrição.