Diocese São Carlos mar 11, 2024

DIÁCONOS TRANSITÓRIOS FAZEM SUA AVALIAÇÃO PARA O SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO

Jesus deixou uma ordem aos seus apóstolos: “O que desligarem aqui na terra será deligado no céu e tudo que ligaram aqui na Terra, será ligado no céu”. (cf Mt 18,18). Pela sucessão apostólica, os bispos, que são os continuadores da missão dada aos apóstolos, tem consigo esta prerrogativa.

Deus, que é o único santo e santificação, quis unir a si, como companheiros e colaboradores, homens que servissem humildemente a obra da santificação. Donde vem que os presbíteros são consagrados por Deus, por meio do ministério dos Bispos, para que, feitos de modo especial participantes do sacerdócio de Cristo, sejam na celebração sagrada ministros d’Aquele que na Liturgia exerce perenemente o seu ofício sacerdotal a nosso favor. (Pio XII, Carta enc. Mystici Corporis, 29 jun. 1943: AAS 35 (1943), p. 230.)

Em todos os sacramentos, porém, como já nos tempos da Igreja primitiva testemunhou S. Inácio mártir, os presbíteros unem-se hierarquicamente de diversos modos com o Bispo, e assim o tornam de algum modo presente em todas as assembleias dos fiéis. (Conc. Vat. II, Const. dogm. De Ecclesia Lumen gentium, n. 28: AAS 57 (1965), p. 33-36.)

Os sacerdotes, como auxiliares do múnus episcopal adquirem esta prerrogativa por meio de uma capacitação dada através da formação acadêmica e, para que eles possam exerce-la para edificação do povo de Deus, precisam desta autorização conferida pelo Pastor Diocesano.

Foi exatamente esta qualificação que hoje (11/03) pela manhã, nossos Diáconos transitórios foram submetidos, na pessoa do Vigário Geral, Padre Márcio Guidelli.

Rezemos pelos nossos Diáconos que, no dia 05 de Abril serão ordenados presbíteros da Igreja auxiliando o Colégio Episcopal na árdua missão de guiar o povo de Deus.