Pe. Rubens set 24, 2021

Dia Nacional da pessoa Surda e a Luta pela Inclusão

Descrição da imagem: A imagem do logotipo da pastoral da inclusão da diocese de São Carlos. O escrito em destaque na cor azul claro: “Pastoral da inclusão” em que a letra T da palavra “pastoral” é retratada por uma cruz na cor azul escuro. Logo abaixo o escrito em azul escuro “ Diocese de São Carlos”. Sobre esses escritos uma ilustração na cor azul escura: um único traçado remete a três formas humanas que estão unidas pelas mãos. Há três círculos representativos da cabeça. Nas laterais do desenho o traçado é interrompido. Fim da descrição.

Da Redação

Em 26 de setembro, comemoramos o dia Nacional da Pessoa Surda. Esta data foi instituída por ser o dia de inauguração do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdo) em 1857, no Rio de Janeiro, que foi a primeira escola para surdos do Brasil.

As pessoas com surdez, quando chamadas de Surdas, são reconhecidas por sua diferença linguística e cultural e não pela deficiência. Por isso, nossa diocese, com a pastoral da inclusão, assume esse termo por valorizar essa concepção sócio antropológica da surdez. O termo pessoa com deficiência auditiva também existe e não é incorreto, mas carrega outra concepção marcada pela deficiência. Na dúvida, você pode perguntar para a própria pessoa como ela se identifica: pessoa surda ou pessoa com deficiência auditiva. A única expressão equivocada é surdo-mudo, não se utiliza mais.

A comunicação com a pessoa surda é essencialmente pela LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), reconhecida como língua oficial do nosso país em 2012. Portanto, não se trata da linguagem de sinais, mais sim de uma língua visuo-gestual, com gramática própria, formada por sinais (e não por gestos ou mímicas) e com estruturas linguísticas como qualquer outra língua.

A pastoral da inclusão em nossa diocese já existe em mais de 40 paróquias e tem como objetivo oportunizar a participação plena das pessoas com deficiência visual, física, intelectual, com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e as pessoas surdas na vida da Igreja. Dentre as diversas ações pastorais possíveis, uma delas é a missa com interpretação em LIBRAS que hoje em nossa diocese acontece nos seguintes locais:

SÃO CARLOS

IGREJA SANTO ANTÔNIO: TODO SÁBADO ÀS 18H30

Praça Padre Roque Pinto de Barros, Av. Sallum, s/n – Vila Prado, com transmissão: https://www.facebook.com/paroquiasantoantoniosc/

ARARAQUARA

IGREJA S’ANTANA:  TODO SÁBADO ÀS 17H

Av. Barroso, s/n° – Centro

Com transmissão: @santanaararaquarasp

IGREJA NOSSA SENHORA APARECIDA: TODO DOMINGO, ÀS 19H

Rua Ceará. Bairro: Vila Xavier. Ao lado do Tiro de guerra.

MATÃO

IGREJA SENHOR BOM JESUS: TODO DOMINGO – ÀS 10H

Rua José Bonifácio, esquina com a Avenida XV de novembro, 742

A pastoral da inclusão segue, ainda, com a formação de novos tradutores intérpretes de Libras/Português para nossa diocese, além da oferta dos cursos de Libras para os agentes da pastoral da inclusão, com proposta de ampliação para os demais leigos, seminaristas e padres.

Neste dia tão especial, a pastoral da inclusão envia seu abraço a todas as pessoas surdas e seus familiares!

Já conhece algum sinal em Libras? Vamos lá?! Acesse o vídeo abaixo:

Juntos por um Igreja mais inclusiva!!!!