Pe. Rubens nov 19, 2019

Dia Mundial dos pobres: o coração da Igreja é lugar para TODOS

Com informações da Pastoral da inclusão – Equipe de coordenação diocesana

“Como seria bom se os pobres ocupassem no nosso coração o lugar que têm no coração de Deus!” (Papa Francisco)

Neste fim de semana celebramos pelo terceiro ano o Dia Mundial dos Pobres. Nos afirmou o Papa Francisco: “Os pobres são preciosos aos olhos de Deus, porque não falam a linguagem do eu: não se aguentam sozinhos, com as próprias forças, precisam de quem os tome pela mão”.

Pobre é toda aquela pessoa que na sua condição humana é privada, de alguma forma, de dignidade humana. Em outras palavras, pobre é todo o ser frágil que se apresenta a nós. Nossos irmãos com deficiência e/ou surdos são pobres, frágeis na busca pelos direitos essenciais à vida:  saúde, educação, trabalho, lazer, numa sociedade ainda muito excludente, onde a diferença não une, mas cria distâncias.

Nesta mesma data nossa Igreja particular de São Carlos, em duas paróquias de nossa região, São Bento (Araraquara) e São João Batista (São Carlos), foi ao encontro do pobre, do frágil, trouxe para perto, acolheu, amou e tomou pela mão crianças e jovens para conduzi-los ao sacramento da Crisma e da Eucaristia, respectivamente.

Nossa Igreja é essa voz a gritar no deserto, deseja ser Casa de portas abertas, para que esses irmãos adentrem, sintam-se amados e acolhidos. Porta também aberta, para que saímos junto deles, em espírito profético e missionário, em busca de uma sociedade mais justa e mais fraterna.

Queremos assumir, com novo vigor, nossa missão de discípulos-missionários na concretude de um Reino INCLUSIVO, pois a Salvação do Deus que cremos e anunciamos é para TODOS!