Pe. Rubens set 2, 2019

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO ORAÇÃO PELO CUIDADO DA CRIAÇÃO

Com informações do Padre Sandro Portela – Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio

No dia 1° de setembro, último domingo, a igreja celebrou o “Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação”.

Papa Francisco, na mensagem pela passagem da data, afirma: “Cada fiel cristão, cada membro da família humana pode contribuir para tecer, como um fio sutil e indispensável, a rede da vida que a todos abraça. Sintamo-nos implicados e responsáveis por tomar a peito, com a oração e o compromisso, o cuidado da criação. Deus, amante da vida (cf Sb 11,26), nos dê a coragem de realizar o bem, sem esperar que sejam outros a começar, sem esperar que seja demasiado tarde.”

Na Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Brotas, Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio, as crianças celebraram a data com a reflexão acerca da criação de Deus, valorizando a beleza de cada criatura, meditando a passagem do livro do Gênesis, quando vemos o tema central da celebração deste ano: “Deus viu que era coisa boa” (Gn 1,25).

Após a celebração, como gesto concreto, as crianças do projeto “Crianças com Jesus”, atividade de evangelização com os pequeninos (crianças até 6 anos) da referida paróquia, plantaram uma muda de árvore (Manacá da Serra) na praça da Igreja Matriz da cidade de Brotas.

Se cada um fizer a sua parte, com a oração e com práticas concretas, teremos a criação mais respeitada e o meio em que vivemos mais em sintonia com o Criador.

E isso pode começar a ser feito a partir das crianças, quis demonstrar a Paróquia.