Pe. Rubens out 2, 2020

Dia de Santa Terezinha marca ordenação presbiteral em Matão

Com informações de Maria Carolina Alves – PasCom da Paróquia Santa Cruz – Matão e Fotos de Eidi Cássio e Marquinhos Loureiro

Na noite desta quinta-feira (01), na Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus em Matão, foram ordenados presbíteros para o serviço da Igreja e do povo de Deus os diáconos transitórios Fabrício Rodrigues dos Santos e Matheus Carrara Santiago.

Na 26ª Semana do Tempo Comum, no dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, a emocionante celebração eucarística foi presidida pelo nosso Bispo Diocesano – Dom Paulo Cezar Costa, e concelebrada por Dom Eduardo Malaspina – Bispo Auxiliar , juntamente com os vigários episcopais e padres da diocese.

A missa contou com a presença de alguns diáconos transitórios e permanentes, seminaristas, religiosos (as) e alguns fiéis representando os lugares por onde os ordenados exerceram seu estágio pastoral.

Foram obedecidas todas as regras exigidas nesse momento árduo de pandemia que enfrentamos – desde cuidados na entrada (medição de temperatura e disponibilidade de álcool em gel), bem como a exigência de uso de máscaras pelos presentes.

No início da celebração, transmitida pela página do Facebook da Diocese de São Carlos, Dom Paulo Cezar saudou a todos os presentes e agradeceu a Deus pelo dom da vida e da vocação de cada um dos ordenandos.

HOMILIA

Em sua homilia, o Bispo discorreu sobre a singularidade do dia de Santa Terezinha do Menino Jesus, e como seu exemplo deve inspirar os ordenandos: no coração da Igreja, ser o amor. Destacou ainda sobre a importância de se manter um coração humilde e puro como o das crianças, para alcançar a constante conversão. Ainda, enfatizou que o ministério dos neossacerdotes se apresenta pelo caminho de serviço e amor, consolando o amado povo de Deus e conduzindo-o através da santificação, e de um caminho de serviço e doação, conforme o exemplo de Santa Terezinha.

A CELEBRAÇÃO

Em uma celebração emocionante, foram chamados e apresentados os candidatos ao sacerdócio frente à comunidade e familiares, destacado o propósito que eles fazem perante a comunidade em sua vida sacerdotal. Enquanto o coral entoava a Ladainha, juntamente com a comunidade rezando a todos os Santos por eles, os neossacerdotes rezaram prostrando-se ao chão, em sinal de morte ao mundo e renascimento espiritual, em completa entrega de suas vidas a Deus). Após a imposição das mãos do Bispo e demais padres, ocorreu a prece de ordenação, a entrega das vestes – casula e estola, a unção das mãos dos novos sacerdotes e a entrega do pão e do vinho (levada por familiares até o altar).

Em seguida, Fabrício Rodrigues dos Santos e Matheus Carrara Santiago foram saudados pelos presenter com salva de palmas, além de acolhidos fraternalmente pelos demais sacerdotes.

AGRADECIMENTO

No término da celebração, os novos presbíteros agradeceram aos padres das paróquias onde tiveram a oportunidade de estagiar, bem como aos presbíteros, diáconos, seminaristas e todos os presentes, especialmente ao Monsenhor Rafael. Posteriormente, apresentaram sua homenagem a Nossa Senhora.
Dom Paulo então estendeu os agradecimentos à comunidade eclesiástica presente, expressando gratidão a Deus, ao Povo de Deus e familiares, aos formadores presentes pela dedicação ao serviço de formação de sacerdotes.

“Quero mais uma vez, ao final desta celebração, agradecer aos formadores da diocese de São Carlos, aos reitores dos nossos seminários. Se estamos aqui hoje, é porque temos nossos reitores.” Finalmente, Dom Paulo encaminha os novos padres à vida da Igreja: “E a vocês, hoje se iniciou um novo tempo. Tempo que é para toda a vida, a doação da vida. O desgastar da vida por amor a Jesus Cristo e pelo amor à Igreja. Que o ministério de vocês possa fazer diferença na vida da Igreja, que ela se torne mais bonita e evangelizadora, uma Igreja de saída, através da doação alegre, bonita e generosa de vocês. Obrigada pelo sim generoso de vocês.”

Confira algumas fotos da ordenação:

Missa de Ordenação Presbiteral DIÁC. FABRÍCIO RODRIGUES DOS SANTOS e DIÁC. MATHEUS CARRARA SANTIAGO

Veja como foi a missa de ordenação: