Pe. Rubens out 13, 2022

Devoção, amor e fé!

Da redação, com informações de Daniela Silotto e fotos de Neto Cicari e Carina Raposeiro

Fé, devoção e muito amor! Foi assim que milhares de fiéis celebraram o dia da Padroeira do Brasil, reunidos na praça da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Araraquara, na noite do dia 12 de outubro.

A celebração especial foi marcada pela presença de Dom Luiz Carlos Dias – Bispo Diocesano; acompanhado do Padre Nelson Ramos, pároco da igreja e Ecônomo da Diocese; padre Cassiano Vogel Parizotto, vigário paroquial; Padre Gilmar Silveira, Padre Willian Marcelo Silva (Paróquia Santo Antônio – Barra Bonita), Padre Rodolfo Faria (Matriz São Bento – Araraquara) e Cônego Bento, além de toda a comunidade que, após nove dias de orações e agradecimentos, finalizou este tempo devocional na bela festa em louvor a Maria Santíssima.

Clique aqui e confira mais fotos

“Fazei tudo o que Ele vos disser”

Ao iniciar a celebração, Dom Luiz Carlos compartilhou com todos a alegria de celebrar o Dia da Padroeira do Brasil e nos lembrou como o Cristo sempre vem em nosso socorro, por intercessão de Nossa Senhora.

Em sua homilia, exortou a todos sobre o amor compassivo e generoso que Nossa Senhora possui por cada um de nós. “Nossa Senhora é uma mãe sempre amorosa, preocupada, que nos atende em nossas aflições. E a aparição da imagem no rio Paraíba é um grande sinal plantado por Deus, mostrando a todos nós que nunca estamos sós”, afirmou.

Ao falar sobre a imagem, Dom Luiz levou cada fiel a compreender a graça unificadora que vem do Espírito Santo. “A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi encontra fragmentada – corpo separado da cabeça. E depois unida. Em 1978, a imagem foi quebrada em muitos pedacinhos. E novamente foi restaurada, unificada. É isto que o Espírito Santo faz com todos nós. Por meio Dele, superamos a fragmentação que existe em nossas vidas – seja em nossas casas, família, vida social – e somos restaurados, para que possamos convergir à unidade e nos vermos como irmãos. Só o Espírito Santo gera a unidade. Por isso, peçamos a graça de sempre vivermos de modo fraterno, solidário, para que tenhamos um País e um mundo justos. Isto nos mantém unidos para enfrentarmos os desafios que surgem”.

Mergulhando na beleza do Evangelho – as Bodas de Caná, Dom Luiz Carlos ressaltou que, assim como ela fez em Caná, Nossa Senhora sempre aponta em direção ao seu filho, Jesus, nos lembrando, todos os dias, que precisamos fazer “tudo o que Ele nos disser”. “Qual é o vinho que falta na sua vida? Precisamos sempre estar atentos e discernir o que nos afasta de Deus. E nosso discernimento, assim como nos mostra Maria, é o Cristo. Ele nos salva, reconstrói o que foi fragmentado. Tudo parte Dele. Não coloquemos outros ideais acima do Cristo. No Cristo está nossa esperança, nosso caminho. Por isso, deixemos sempre vivas em nossos coração a frase de Nossa Senhora – fazei tudo o que Ele vos disser”, finalizou.

Procissão e bênção no alto

Após a Santa Missa, o povo todo saiu em procissão pelas ruas, celebrando o amor por Maria e a fé no Cristo Ressuscitado, levando por onde passavam, por meio de cantos e orações, sua fé e devoção. O mar de velas acesas deixou o momento ainda mais bonito, mostrando a união dos fiéis e a graça de poderem estar juntos, celebrando esta data tão especial.

Para fechar a grande celebração, Padre Nelson Ramos deu a bênção, junto com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, das alturas, sendo um momento de grande alegria e emoção para cada pessoa ali presente.