Diocese São Carlos jun 2, 2017

Conselho de Presbíteros se reúne

Por Pe. Robson Caramano

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 02, a primeira reunião do novo Conselho de Presbíteros da Diocese de São Carlos. A reunião foi dirigida pelo bispo Diocesano e contou com a participação dos novos membros.

Com a renúncia do Bispo emérito, Dom Paulo Sérgio, em dezembro de 2015, o Conselho de Presbíteros foi dissolvido conforme as orientações do Código de Direito Canônico (Cf. Cân 501 §2).

O Direito Canônico determina também que, após a tomada de Posse do Bispo Diocesano seja constituído novamente o Conselho de Presbíteros.

O que é o Conselho de Presbíteros?

O Conselho de Presbíteros é um grupo de sacerdotes, que representando todo o Presbitério da Diocese tem como função ajudar o Bispo Diocesano no governo pastoral da Diocese.

Quem faz parte do Conselho de Presbíteros?

Segundo o Direito Canônico, o Conselho de Presbíteros da Diocese de São Carlos, ficou assim constituído:

Padres representantes dos Vicariatos Episcopais eleitos através de votação

Padre João Francisco Trovilho Morales (Representante do Vicariato São Carlos)

Padre Renato Gonçalves (Representante do Vicariato São Bento)

Padre Armando Bernardinelli Junior (Representante do Vicariato N. Sra. Patrocínio)

Padre Rodolfo Faria da Silva (Representante do Vicariato Senhor Bom Jesus)

Representante do Cabido dos Cônegos

Cônego Aymoré Saturnino Rocha Júnior

Representante dos Religiosos

Padre Dilson Passos Júnior, SDB

Padres natos (pertencem ao Conselho de Presbíteros em razão do ofício que exercem)

Padre Eduardo Malaspina

Padre Marcos Antônio Ghidelli

Coordenador Diocesano de Pastoral

Padre Marcelo Aparecido de Souza

Reitores dos Seminários

Padre Edson Aparecido Franco de Godoy

Padre Luís Celso de Souza Biffi

Eleitos pelo Bispo

Padre Celso Luiz Buscariolo

Padre João Antônio Innocêncio da Costa

Padre José Donizeti de Oliveira

Padre Braulino Giliolli Junior

Além da observância das Leis Canônicas, o Conselho de Presbíteros segue também o seu próprio estatuto que é aprovado em assembleia.