Diocese São Carlos out 5, 2018

Conferências Filosóficas marcam os 50 anos do Curso de Filosofia da Diocese de São Carlos

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Na manhã desta sexta-feira (5), aconteceu a conclusão da semana filosófica, promovida pelo Infista (Instituto de Filosofia São Tomás de Aquino). O encontro, realizado no Centro Diocesano de Pastoral, recebeu a presença de Dom Paulo Cezar Costa – Bispo Diocesano de São Carlos, Padre José Carneiro – Reitor do Seminário de Filosofia, Padre Sergio Leonel – Vice – reitor, presbíteros e seminaristas.

Os conferencistas do dia foram: Dom Eduardo Malaspina – Bispo Auxiliar, Prof.Ms. Pe. Marcelo Aparecido Souza e Prof. Pe. Carlos Alberto Giacone, que fizeram uma provocação sobre o papel da filosofia na formação de presbíteros para uma Igreja em Saída.

Em sua fala Dom Eduardo Malaspina destacou, aos presentes, que existe uma cultura de relacionamento midiático que está em constante construção. O rápido avanço tecnológico, e a popularização da internet, estão quebrando paradigmas no modo de viver e, principalmente, na forma de comunicar: “Assim, a grande missão da Igreja é seguir o exemplo de Cristo e comunicar o comunicador do Pai; levar e ser boa-nova ao mundo inteiro”, destacou o Bispo Auxiliar.

Neste ano de 2018, o Curso de Filosofia da Diocese de São Carlos comemora 50 anos de fundação. São cinco décadas de compromisso com a educação, preparando intelectualmente e orientando os futuros candidatos ao presbitério.

E neste Jubileu de Ouro vem formando consciências para e Igreja, e para o mundo, a prática filosófica focada na pessoa humana do aprendiz, continuamente desafiado a ampliar seus conhecimentos para capacitar-se a dialogar com os desafios do mundo contemporâneo, enquanto sujeito de sua história, mantendo sempre a missão de educar segundo os valores do Evangelho de Jesus Cristo.

Padre Márcio Coelho, Diretor do Infista – agradeceu aos presentes dando gratidão a Deus pelo trabalho desenvolvido ao longo desses 50 anos, na formação intelectual e religiosa de milhares de presbíteros, agradecendo Dom Paulo Cezar Costa e destacou dois aspectos:

O Bispo Diocesano, encerrando esta semana destacou aos presentes que ao longo desses 50 anos nossa diocese juntamente com inúmeras pessoas de bem se doaram para que fosse possível a realização desta história:

Confira mais fotos do evento de hoje:

50 anos do Curso de Filosofia - Encerramento