Pe. Rubens abr 22, 2021

Cônego Biffi celebra terceiro dia do tríduo em Ação de Graças aos 40 anos Seminário de Teologia

Com informações do Seminarista Davi Pecin e Fotos Seminarista: Leonardo Vieira

Nesta quarta-feira, dia 21, seguindo com as comemorações dos 40 anos de criação do Seminário de Teologia – Casa São Carlos Borromeu, presidiu o terceiro dia do tríduo o Cônego Luiz Celso de Souza Biffi, decano do egrégio Colégio de Consultores da Diocese, juntamente com o reitor Padre Antonio e o moderador espiritual, Padre Rene. O Cônego Biffi foi o terceiro reitor do seminário, dos anos 1986 a 1993, retornando à reitoria no ano de 2016 a pedido de Dom Paulo Cesar Costa, sendo assim o décimo reitor, dos anos de 2016 a 2018.

Em sua homilia, ressaltou a importância do seminário e a sua lapidação ao longo da história. Desta forma, ao falar da jornada do Seminário de Teologia, cônego fala acerca do tempo, como tempo do encontro, de uma teologia do encontro fundamentado a partir do Papa Francisco. “O seminário acredito que ainda não deixou de ser o lugar da integração, das forças e das dimensões, da vida pessoal, espiritual, intelectual e missionária.” Cônego alertou também a comunidade a perceber e refletir a atitude pastoral que possivelmente será em tempos pós pandêmicos.

No decorrer da celebração, Cônego Biffi demonstrou estar muito feliz em poder celebrar a história do seminário e fez memória dos bispos e padres que estiveram a frente no começo da história do seminário de teologia. Fez menção particular as pastorais vocacionais e seus membros da Diocese de São Carlos, que continuamente rezam e ajudam os seminários nas mais diversas necessidades.

Da esq. p/ dir. Seminarista Thiago, Cônego Biffi e Seminarista João Marcos

Ao final da celebração, o seminarista Daniel Martins Andricioli, do terceiro ano, agradeceu a presença e a confiança da Igreja na figura do Cônego Biffi. “[O senhor Cônego Biffi] É digno de ser admirado, sobretudo por nós que buscamos o sacerdócio ministerial, uma vida doada, entregue à Igreja de Cristo. Uma vida de amor desmedido pela nossa diocese de São Carlos. É digno de ser admirado um homem que, deixando tudo, fez-se padre, estudou fora, dez doutor da lei, foi reitor, pároco, cura da catedral, vigário, advogado, juiz, entre tantas outras coisas… É digno de ser admirado no senhor, cônego Biffi, um exemplo de vida doada e, sobretudo, desprendida: sempre pronta a dizer ‘aonde mandar, irei!’”

Hoje, teremos Celebração Solene em Ação de Graças aos 40 anos de fundação do Seminário de Teologia, presidida por Dom Eduardo Malaspipna, às 18h.

Acompanhe através de nosso Facebook: https://www.facebook.com/SeminarioSaoCarlos