Pe. Rubens abr 30, 2021

Cônego Antônio Tombolato é sepultado no Santuário da Babilônia

Por  Padre Rubens Jr.  / Foto: Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos

Aconteceu no final da tarde desta sexta-feira, 30, o sepultamento do Cônego Antônio Tombolato (93). Conforme seu desejo, o religioso foi sepultado sob as escadarias do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, em São Carlos-SP.

Cônego Tombolato dedicou grande parte de sua vida e de seu ministério aos fiéis da cidade de São Carlos. Muito conhecido por suas bênçãos, orações e novenas, Pe. Tombolato carregou consigo a fama de “padre exorcista” – título este atribuído por fiéis que constantemente o buscavam e pediam suas orações.

Primeiro pároco da Paróquia Santa Izabel, Pe. Tombolato transformou a realidade social e espiritual daquela região, bem como difundiu a devoção a Nossa Senhora Aparecida da Babilônia. Dentre tantos trabalhos realizados, destacam-se a organização da tradicional Festa da “Aparecidinha”, realizada sempre no mês de agosto e a criação da Creche da Divina Providência, na Vila Isabel.

O sepultamento do Cônego aconteceu após o cortejo fúnebre atravessar parte da cidade, passando pela Catedral, onde foi vigário, e pela Paróquia Santa Izabel. Muitas pessoas prestaram homenagens e se recordaram nas redes sociais da presença marcante do Padre Tombolato em suas vidas – seja nos batizados, casamentos, eucaristias ou confissões.

No sepultamento, Dom Eduardo destacou todo empenho e dedicação do Cônego Tombolato ao longo de seu ministério presbiteral, mas de modo especial enfatizou sua presença na Vila Isabel e no Santuário da Babilônia. “O filho mais amado e mais querido desta comunidade chegou. Chegou ao lugar que sempre desejou estar, onde ele mais queria: na casa da Mãe”.

“A Igreja inteira agradece este exemplo luminoso que Pe. Tombolato demonstrou a todos nós. Que a Mãe Aparecida da Babilônia o receba e o recomende à Deus, amém”, declarou em prece Dom Eduardo.

Após o sepultamento, balões verdes representando o tempo do ministério presbiteral e balões brancos representando os anos de sua vida, levando mensagens e sementes de árvores frutíferas embelezaram o céu sobre Santuário de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, em homenagem a todo trabalho e dedicação do Cônego Tombolato.

A Diocese de São Carlos, na pessoa de seu administrador diocesano, Dom Eduardo Malaspina, agradece todo trabalho e homenagens preparadas pelo grupo Sinsef, o apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, da Câmara Municipal, dos Agentes de Trânsito e da Guarda Municipal, além de todas as condolências prestadas pelos fiéis e amigos por ocasião da Páscoa Eterna do Cônego Antônio Tombolato.

Missa de 7º Dia
A celebração de 7º dia de falecimento do Padre Antônio Tombolato será realizada na próxima quarta-feira, 05 de maio, no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, às 16 horas.