Diocese São Carlos set 17, 2018

Comunicadores do Vicariato São Bento participam de formação

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos / Fotos: Wilma Rodrigues Jorge / Sheila Mendonça e Junior

Na manhã deste domingo, (16), agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Vicariato São Bento que compõe as cidades de: Araraquara, Gavião Peixoto, Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão, Motuca e seus respectivos distritos, participaram do encontro de formação que foi promovida pela Comissão Diocesana para Comunicação.

O encontro aconteceu para promover a unidade das ações evangelizadoras da Igreja no território da Diocese, utilizando o potencial das Pascom’s paroquiais para anunciar o Reino de Deus.

A formação teve início com momento de louvor e oração: o Jornalista e Coordenador Diocesano da Pascom – Sidney Prado, falou com os presentes fazendo a revisão do Capítulo X do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e, apresentou, pistas para a implantação da Pascom nas paróquias que ainda não contam com a Pastoral.

Em seguida o Fotógrafo – Antonio João Peleteiro Soare Junior (Junior), em suas palavras, destacou que através do anúncio claro e linguagem acessível adequado ao povo de Deus, buscamos não somente potencializar a comunicação, mas gerar engajamento e deixar as paróquias, comunidades e institutos religiosos mais acessíveis, sendo a fotografia uma fonte de testemunho e evangelização. Logo na sequência, a Professora Dra. Eduarda Escila Ferreira Lopes – Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda da Uniara (Universidade de Araraquara) – ministrou uma palestra com a temática “Comunicação Contemporânea: falamos para quem?”, onde enfatizou os meios de comunicação e de como isso pode ser utilizado de forma mais profissional para a igreja e seus públicos.

Encerrando o encontro a Jornalista, Daniela Silotto realizou uma oficina de redação onde os agentes tiveram acesso aos princípios básicos que norteia a forma de escrever das pessoas que trabalham com comunicação. Na oportunidade, realizaram a prática da escrita.

Durante todo o Encontro, tivemos a oportunidade de contar com a presença do Padre Anderson Rodrigo que é Coordenador da Pastoral da Comunicação no Vicariato São Bento: “O encontro foi positivamente importante para a formação dos nossos membros das Pascom, presentes nas mais diversas paróquias de nosso Vicariato. Ver pessoas engajadas e animadas na Comunicação foi realmente significativo. Percebemos que bastante coisa pode ser feita e melhorada, sempre visando a comunicação da Palavra e se colocando em Missão ouvindo o convite da Igreja e do próprio Cristo, Senhor”, destacou o sacerdote.

Agradecemos a atenção do Padre Marcelo Souza – Coordenador Diocesano de Pastoral – que prontamente nos auxilio para termos um espaço no Vicariato São Bento para realização deste evento, que foi promovido no Colégio Progresso.

Vicariato São Bento