Pe. Rubens maio 16, 2023

Comunicação paroquial: como entender e planejar o que a sua paróquia precisa?

Comunicação paroquial: como entender e planejar o que a sua paróquia precisa?

A comunicação paroquial é um espaço privilegiado para levar o Evangelho ao povo, de forma estratégica e atenta às necessidades. Além de criar no ambiente digital um canal de informação, é fundamental para a comunicação interpessoal, sendo suporte para todas as pastorais e responsável pelo engajamento virtual e presencial. Para que seja efetiva, é preciso planejar e ver a realidade com os olhos de Deus, buscando unidade e comunhão.

Neste texto, trabalharemos alguns pontos para entender e planejar o que a sua paróquia precisa.

Vamos ao trabalho!?

Conheça os talentos

“Não enterrem os talentos! Apostem em grandes ideais, aqueles que alargam o coração, aqueles ideais de serviço que tornam fecundos os seus talentos. A vida não é dada para que a conservemos para nós mesmos, mas para que a doemos.” (Catequese do Santo Padre, Papa Francisco  do dia 24 de abril de 2013)

Conheça seus dons e os dos agentes de sua equipe paroquial. Deixe despertar – através da confiança e da motivação – os talentos escondidos. Conheça seus amigos de pastoral e crie com eles uma relação de colaboração, nunca de concorrência!

Atue em sintonia com o pároco de sua paróquia

O pároco é o primeiro responsável pela ação pastoral na vida paroquial. A Pascom poderá ser acompanhada por ele, por um vigário paroquial, por um diácono, por uma religiosa, ou mesmo por um leigo. Esta pessoa deve acompanhar todos os processos pastorais, numa relação de sinodalidade e proximidade com a equipe. O diálogo com o padre é importante, pois ele tem uma visão sistêmica e orgânica da vida da paróquia, conhecendo a fundo as necessidades e objetivos da ação evangelizadora naquela comunidade. Portanto, se o trabalho acontece em sintonia com ele, há um grande passo para o bom êxito na missão da Pascom!

“Na paróquia, a Pascom desenha-se do seguinte modo: o pároco é o seu referencial, que atua em sintonia e diálogo com um coordenador paroquial”. (Diretório de Comunicação, n.263)

Entenda a sua comunidade

É importante conhecer as pessoas que frequentam a paróquia e o que elas buscam em termos de comunicação. Sua equipe pode realizar pesquisas, participar dos eventos paroquiais, conversar com os paroquianos.

Conhecer a comunidade é também entender a paróquia! Coloque-se à disposição dos conselhos pastorais e administrativos. Deixe que os coordenadores e representantes conheçam o trabalho que a Pastoral da Comunicação paroquial desenvolve. Procure os calendários e agendas que direcionam as atividades paroquiais.

Uma boa comunicação é aquela que, além dos likes e número de seguidores digital, consegue responder às necessidades dos fiéis, atraindo-os para a participação nos sacramentos, na vida pastoral, nas atividades sociais, dentre outros.

Sabe-se que a Pascom é alicerçada em quatro eixos (espiritualidade, formação, articulação e produção), portanto, além de um planejamento geral, podem trabalhar de forma organizada e planejada.

“A Pascom, sustentada por esses eixos, deve incentivar a reflexão e estimular ações com sentido comunicativo, que conduzam à comunhão e à ação evangelizadora.” (Diretório de Comunicação, n.249)

Desde 2020, a Pascom Brasil deu início aos Grupos de Trabalho (GTs) que se consolidam como um caminho de participação e melhor desenvolvimento das suas atividades evangelizadoras. Cada GT corresponde a um eixo da Pascom e é composto por coordenadores regionais e assessores eclesiásticos, membros da Coordenação Nacional, e também conta com colaboradores pasconeiros de diversas realidades do Brasil.

O GT Espiritualidade, conhecendo a realidade da paróquia e o calendário da Igreja, deve se planejar para oferecer não só aos agentes da pastoral, mas para toda a comunidade, a vivência espiritual.

“A espiritualidade constitui o alicerce de todos os eixos. Sem a prática e vivência da espiritualidade, o comunicador esvazia-se, fragiliza-se como sujeito e torna-se vulnerável às dificuldades que se apresentam ao longo do caminho.” (Diretório de Comunicação, n. 253)

Algumas ações práticas: promover retiros, celebrar a “leitura orante”, formular subsídios para encontros oracionais, preparar materiais que conduzam a oração para as mídias sociais da paróquia de acordo com o calendário litúrgico e agendar momentos de espiritualidade para a equipe.

GT Formação “tem por objetivo a qualificação das lideranças e agentes de pastoral para que se desenvolvam e executem projetos teoricamente embasados, tecnicamente atualizados e eticamente comprometidos”, afirma o Diretório de Comunicação no parágrafo número 250.

Partido disto, este eixo pode desenvolver: formações paroquiais de acordo com as necessidades da comunidade. Minha paróquia precisa de formação em qual assunto? Com qual pastoral/movimento (liturgia, música, juventude) podemos fazer uma parceria e oferecer um curso?

Além disso, o ideal é que se faça uma  formação continuada para equipe, sempre lembrando que para Cristo se faz o melhor e nunca estamos totalmente formados.

GT Produção dá sustentação à Pastoral com elaborações de materiais. O planejamento desse eixo dele levar em conta alguns pontos:

  • o calendário litúrgico da Igreja (solenidades, festas, santo do dia);
  • o calendário paroquial (horários das celebrações, atividades pastorais, eventos, formações, encontros, etc);
  • as necessidades da Pastoral da Comunicação (posts para as redes sociais, materiais desenvolvidos pelos outros GT’s);
  • e demandas paroquiais (pedidos de outras pastorais e realidades da paróquia).

Aconselha-se que tenha um agente responsável para verificar todas essas informações e fazer uma planilha de produção para os demais agentes se organizarem a cada mês.

GT Articulação “se propõe a animar e envolver os agentes culturais e pastorais para que conheçam e se comprometam com ações concretas e integradas com os processos e meios de comunicação para o anúncio da Boa-Nova  de Jesus Cristo”. Este eixo deve se organizar para auxiliar no fortalecimento da comunhão e engajamento da comunidade.

Algumas ações práticas

Ajudar na dinamização entre os eixos e entre a pastoral e comunidade. Valorizar ações culturais e profissionais da comunicação paroquial, promover um encontro para celebrar o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Depois de conhecer a sua equipe, as necessidades da comunidade e planejar individualmente com cada eixo, é hora de elaborar o planejamento geral! Reúna todos os dados coletados, os planejamentos individuais dos GT’s, faça de todo esse conteúdo o guia da sua Pastoral da Comunicação! Mãos à obra!

 

Bruna Marinho é estudante de Jornalismo da Faculdade Canção Nova, agente da Pascom Diocesana da Campanha, membro da assessoria de comunicação do Santuário Nhá Chica e do GT Produção da Pascom Brasil.

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