Pe. Rubens jan 19, 2021

COMO VIVER UM MOMENTO NOVO?

Esta pergunta perpassa a todos nós e, de alguma forma, a Igreja através dos tempos litúrgicos* nos auxilia a dar uma resposta a ela. Dentro do ano litúrgico existe um termo muito importante, o qual chamamos de “memória”, para Igreja Católica memória não é lembrar o passado, mas é aquilo que aconteceu acontecendo ainda. Fazer memória é atualizar um fato, é viver esse fato no hoje de nossa vida. Desta forma, o Tempo do Advento é este momento em que fazemos memória da espera de Jesus.

Esta espera vivida por Maria e José, a espera daqueles que sabiam que viria um Salvador. E então, nos encontramos diante de toda a liturgia da Palavra de hoje, na qual nós encontramos três realidades importantes para se viver, não apenas a preparação para o Natal, mas para conseguirmos começar momentos novos em nossas vidas [deixe de ser velho].

DEIXAR O PASSADO NO PASSADO

Talvez um dos grandes desafios a nós seja justamente deixar o passado no passado, constantemente algumas situações do ontem nos atormentam no hoje. E é neste momento que nos deparamos com o Profeta Isaías fazendo uma oração diante de Deus. Este texto, que encontramos na primeira leitura da missa do primeiro domingo do Advento, nos coloca nesta perspectiva de irmos ao encontro do Senhor que nos espera.

Como dizia a canção “alô, meu Deus! Fazia tanto tempo que eu não mais te procurava… alô, meu Deus! Senti saudades tuas e acabei voltando aqui…” Há momentos em que a gente se cansa, e é hora de viver algo novo. Quem após este ano de 2020 não se sente cansado, desejoso de renovar as esperanças? Para isso, deixar o passado no passado. Começar um tempo novo em sua vida.

É tão bonito quando o profeta exclama: “Nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais olhos viram que um Deus, exceto tu, tenha feito tanto pelos que nele esperam” – Deus que vem ao encontro daqueles que o desejam encontrar. A estes Deus os ilumina com sua face e os converte para que sejam salvos, como exclama o salmista do Salmo 79.

VIVIER O HOJE

Outra realidade importante é viver o hoje em nossas vidas. Para conseguir experimentar um tempo novo, um novo relacionamento, um novo momento, é mais do que preciso dar atenção ao momento em que se está. Não dá pra viver hoje como se fosse ontem: “nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia” – tudo passa, e tudo sempre vai passar, para nos dizer: “o que você viveu ontem nem sempre se aplica para hoje”, hoje você está de um jeito, é de um jeito, está com pessoas, muito diferentes do que já estivera.

A palavra de Paulo se faz importante na primeira carta de Paulo aos Coríntios capítulo primeiro, versículo cinco: “Nele fostes enriquecidos em tudo” – Ora, se fomos enriquecidos em Cristo a nossa força deve vir dele. Digo isto por quê? Uma de nossas preocupações para vivenciar novos momentos em nossa vida é justamente não saber se teremos força para sustentar este novo momento e, assim, rompermos com aquele velho passado que nos atormenta.

Resposta tão clara não se pode ter: sim! Somos capazes de viver algo novo na medida em que todos os dias deste novo momento nos colocamos diante de Deus pedindo que Ele nos dê PERSEVERANÇA em nossa maneira de viver [como escrevera Paulo no versículo oito]. Há uma força que nos move e ela não é a palavra de quem quer nosso mal, tampouco o passado que ainda alimentamos, nossa força é Jesus Cristo a quem deixamos tudo para estar com Ele e nele encontrarmos a paz.

SER VIGILANTE

Por último, não menos importante, ao contrário como eixo central para uma nova vida, novo tempo, novo relacionamento a realidade da VIGILÂNCIA. Ser vigilante é poder ser prudente em nossas ações. O tempo do advento [este novo tempo que começa na vida da Igreja] é marcado pela Vigilância. “Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento” – a palavra do Evangelista Marcos não é no sentido de colocar medo em nós, mas em nos alertar para estarmos preparados.

Só é capaz de viver realidades novas quem se prepara para elas. Cuidado para não querer romper com algo do passado sem se preparar. Pode ser que a falta de preparo não lhe permita reconhecer o novo que surge. E por quê? De tanto focar no que te fez ou faz mal, de tanto focar nas coisas ruins, começa a se tornar imperceptível as coisas boas e novas. Claro que o escritor do evangelho está dizendo na perspectiva de Jesus que vem para nos salvar, mas isso tem um sentido na nossa vida, também.

Novos momentos, novos relacionamentos, atualizam nossa vida, restauram nossas forças, porque não dizer que salvam-nos de muitas mortes que, por vezes enfrentamos. “O que vos digo, digo a todos: Vigiai!” – estejamos vigilantes para este novo que deseja nascer em nós. Renovemos nossa esperança.

A fé nos ajuda a viver estes novos processos em nossa vida. Busquemos a Deus que se deixa encontrar. Tenhamos um momento de oração em nossos dias, mudemos um pouco nossa rotina, adquiramos novos hábitos para vivermos novos dias. E, em cada momento, estejamos com Ele.

* – Por tempo litúrgico entendemos os tempos vividos pela Igreja católica em suas liturgias, tempos conhecidos como Advento, Natal, Quaresma, Páscoa, e tempo Comum.

Artigo de Padre Robson Caramano – Assessor de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos, Mestre em Linguagem, Mídia e Arte pela PUC Campinas/SP.