Sidney Prado Maio 20, 2020

Como celebraremos Corpus Christi?

Como celebraremos Corpus Christi?

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Em 2020, diante da emergência sanitária devido à pandemia da COVID-19, a Diocese de São Carlos orienta as comunidades a não comemorar a Solenidade de Corpus Christi, cuja data é 11 de junho, nos moldes tradicionais: confecção dos tapetes pelas ruas das cidades, Santa Missa Campal e procissão com o Santíssimo Sacramento.

 

Seguindo as determinações das autoridades competentes e emanadas pela Diocese quanto às medidas necessárias para a não disseminação do coronavírus a recomendação é que a Solenidade de Corpus Christi seja feita em nível paroquial.

 

Em espírito de fé e esperança, poderá ser realizado por todas as paróquias da Diocese o translado do Santíssimo Sacramento com o auxílio de um veículo e o devido zelo com Jesus Eucarístico, em meio a cânticos e orações propícias.

 

O percurso deverá acontecer nos arredores das comunidades paroquiais. Neste ano todos fiéis são convidados a enfeitarem suas casas, janelas e portões, dispondo de um pequeno altar com uma toalha branca, vela, crucifixo e flores, aguardando em oração Jesus Eucarístico passar.

 

Veja o decreto publicado por Dom Paulo Cezar Costa na tarde desta quarta- feira, 20 de maio de 2020.

Decreto Celebração Corpus Christi

Dom Paulo Cezar Costa
Por mercê de Deus e da Sé Apostólica
Bispo Diocesano de São Carlos
Aos que este Decreto virem
Saudação, Paz e Bênção no Senhor.

A Eucaristia é o maior dom que o Senhor Jesus nos deixou, pois Nela fazemos memória da sua morte e ressurreição, Ele nos nutre e nos santifica na caminhada rumo à cidade celeste.

No intuito de celebrarmos com dignidade a Solenidade de Corpus Christi, neste tempo de COVID 19, depois de refletir e consultar os Vigários Episcopais e membros do Governo Diocesano, DETERMINO que este ano a CELEBRAÇÃO DA SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI SEJA FEITA EM NÍVEL PAROQUIAL. Mediante a situação de isolamento social a que nos encontramos por causa da COVID 19 e ainda que haja abertura, não poderemos, por ora, trabalhar com grandes aglomerações de pessoas. Assim, parece-nos prudente que as celebrações e procissões sejam feitas em âmbito Paroquial.
As celebrações deverão ser feitas de acordo com as normas provenientes das Autoridades de Saúde competentes e aquelas emanadas pela Diocese.

Para a procissão, este ano, os párocos deverão envolver as famílias, solicitando que enfeitem suas casas, e o padre, com o mínimo de pessoas necessárias, todas devidamente resguardadas, passa com o Santíssimo Sacramento pelas ruas da Paróquia. Será um gesto singular, onde não serão os fiéis a irem atrás do Santíssimo, mas o Senhor Jesus que passará pelas ruas abençoando, trazendo consolo e esperança para o nosso amado povo.

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana de São Carlos, aos vinte dias do mês de maio de dois mil e vinte.

DOM PAULO CEZAR COSTA
BISPO DIOCESANO DE SÃO CARLOS

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.