Diocese São Carlos set 10, 2018

Comissão para a Juventude reúne responsáveis diocesanos em Brasília

Por Padre Jonas Rafael da Silva, assessor diocesano do Setor Juventude na diocese

Entre os dias 07 e 08 de Setembro aconteceu, em Brasília, o XIV Encontro Nacional de Responsáveis Diocesanos de Juventude, promovido pela CNBB (XIV ENRDJ).

A Diocese de São Carlos foi representada pelo Padre Jonas Rafael da Silva, assessor diocesano do Setor Juventude na diocese. O tema deste foi “A mística e a eclesiologia de Papa Francisco. Que mística e eclesiologia devem animar a ação pastoral com os jovens e o Projeto IDE?”. A assessoria do encontro foi do Mons. Antônio Luiz Catelan (Membro da Comissão Teológica Internacional e Assessor da Comissão da Doutrina da CNBB).

Segundo as palavra do Padre Jonas, o encontro foi um momento especial de comunhão. Contávamos com dioceses de todas as partes do Brasil. O ambiente fraterno possibilitou a partilha dos problemas e esperanças, comuns e partilcures, de cada região de nosso país.

O Monsenhor Catelan enfatizou, dentre tantas outras coisas, que eclesiologia e espiritualidade, no Magistério do Papa Francisco, são realidades intimamente relacionadas. Assim afirmou: “Sua espiritualidade é a sua eclesiologia vivida no nível da profundidade, dos valores e das convicções”.

É missão das diocese estreitar os laços de comunhão no que se refere à evangelição das juventudes, tendo a sensibilidade de entender o que é próprio e o que é comum em cada região.