Pe. Rubens mar 9, 2020

Comissão Missionária de Seminaristas se encontra com Dom Eduardo

Com informações do Seminarista de Teologia – Igor Rocha e Foto de Sidney Prado

Na tarde da ultima sexta-feira, 06, a Comissão missionária de seminaristas – COMISE se encontrou com o Bispo Auxiliar de nossa diocese, Dom Eduardo Malaspina, na cúria diocesana. Nessa reunião foram tratadas algumas possibilidades de ação missionária no território diocesano, visando a Semana Missionária, que possibilita a cultura do encontro, crescimento espiritual e pastoral, com o objetivo de ajudar as nossas paróquias e seminaristas a tomarem consciência da dimensão missionária de sua vocação batismal. O SEMISE (Semana Missionária dos Seminaristas) ocorrerá no mês de Julho com a presença de todos o seminário diocesano (Propedêutico; Filosofia; Teologia).

Nesta reunião, também foi discutido sobre o 2º FORMISE (Formação Missionária de Seminaristas), que busca intensificar a consciência missionária dos futuros presbíteros em vista de uma Igreja em saída na perspectiva da missão universal. A programação inclui exposição e debates de temas, grupos de estudo, plenário e testemunhos missionários. “A educação dos futuros sacerdotes no espírito missionário deve ser tal que o sacerdote se sinta e atue, ali onde se encontra, como um pároco do mundo, ao serviço de toda a Igreja missionária. Ele é o animador nato e o primeiro responsável pelo despertar da consciência missionária dos fiéis.” (João Paulo II, Mensagem para o Dia Mundial das Missões de 1990).

Ao final, foi apresentado o 6º Congresso Estadual 2020 que acontecerá na diocese de São João da Boa Vista, possivelmente ainda no mês de Junho. A diocese enviará representantes para fazer comunhão com os outros missionários de todo o estado de São Paulo. O Congresso sempre proporciona aos futuros presbíteros uma sólida espiritualidade e formação missionária capaz de enfrentar os desafios da missão: na pastoral, nova evangelização e na missão ad gentes e além-fronteiras.