Pe. Rubens out 22, 2020

Comissão elabora Plano Diocesano de Pastoral

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa | Foto: Padre Robson Caramano

A Diocese de São Carlos lança um olhar para a Evangelização no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em Comunidades Eclesiais Missionárias, à luz da evangelização destacando os cuidados com os mais pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude: para isto elabora seu Plano Diocesano de Pastoral. Esta ação quer colocar em prática a sua ação evangelizadora, as proposições e estratégias apresentadas pelos 4 vicariatos diocesanos, a partir do Documento 109 da CNBB – Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023.

Este ano de 2020 nos deparamos com uma realidade nova que é a pandemia do novo Coronavírus. Como Igreja Particular de São Carlos deveríamos celebrar a XXVII Assembleia Diocesana, o seu fruto seria o Plano Diocesano de Pastoral para os anos de 2020-2023. Mediante as realidades do enfrentamento deste momento, que trouxe isolamento social e medidas de restrições sociais, tudo precisou ser reavaliado e repensado.

O Plano de Pastoral está sendo elaborado através de uma Comissão que se reúne para analisar, coletar dados, ouvindo as Comunidades e sempre em comunhão com Dom Paulo Cezar Costa, Administrador de nossa Igreja Diocesana. Esta forma de trabalho está em consonância ao pedido do Santo Padre o Papa Francisco que deseja uma Igreja cada vez mais Sinodal.

Padre Marcelo Souza, Coordenador Diocesano de Pastoral, em entrevista, nos falou que o Planejamento Pastoral é extremamente fundamental na caminhada de uma comunidade, pois com um olhar atento à realidade: este é capaz de diminuir possíveis prejuízos e tornar a evangelização mais eficaz. “O Plano Diocesano de Pastoral quando implantado na comunidade, se torna uma expressão precisa que contempla a vida e a missão das pessoas. E, dessa forma, permite o bom andamento da vida missionária eclesial podendo proporcionar caminhos seguros para a Igreja do amanhã”.

Este trabalho está iluminado através do texto bíblico encontrado na Carta aos Hebreus 12,2: “Com os olhos fixos em Jesus”. Todo o processo de planejamento foi inspirado na sinodalidade e está sendo trilhamos no seguinte itinerário:

No mês de maio, foi confeccionado, pela Coordenação Diocesana de Pastoral, o Instrumento de Trabalho para estudos em nossas comunidades;

Nos meses de junho e julho, houve o estudo e foi realizado o levantamento de proposta pastorais a serem trabalhas em nossa Igreja Particular. Por conta da pandemia isso foi feito de forma diversa, algumas paróquias fizeram de forma presencial e outras através das tecnologias de informação;

No mês de agosto, foi realizada a síntese das respostas recolhidas nos Vicariatos pelos Vigários Episcopais e uma equipe por eles eleita composta de mais 3 padres dos respectivo Vicariato;

No mês de setembro, a Coordenação Diocesana de Pastoral, a partir do material recebido dos Vicariatos elencou cinco propostas para serem trabalhadas no Novo Plano de Pastoral, sendo que uma delas será eleita como URGÊNCIA;

Neste mês de outubro, está sendo realizadas as Assembleias Vicariais nos quatros Vicariato de nossa Diocese para a apresentação do texto do Plano de Pastoral e a escolha da urgência pastoral;

No mês novembro será entregue o Plano Diocesano de Pastoral que, promulgado pelo Senhor Administrador Diocesano, será desenvolvido nos anos de 2021-2023.

O presente Plano traz as proposições e estratégias que o Documento 109 da CNBB nos recomenda, assumidas em Assembleia, desenvolve os Pilares da Palavra no ano de 2021, do Pão em2022 e da Caridade 2023. O Pilar da Missão é assumido como uma realidade transversal presente em toda caminhada pastoral, a missionariedade está presente em todos os trabalhos e serviços de nossa Igreja Diocesana.

Podemos dizer que este Processo de Planejamento Participativo está exigindo muito de todos, mas será fruto de grande alegria e apresentará um caminho fecundo para a Ação Pastoral. Com este Plano Diocesano de Pastoral, tal caminho chega a todos os protagonistas da Ação Evangelizadora em nossa diocese: bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, comunidades de vida, leigos e leigas.