Pe. Rubens dez 16, 2022

COMISSÃO E GRUPO DE REFLEXÃO ECUMÊNICA DA CNBB TRAÇAM PLANO COM VISTAS A DAR NOVO IMPULSO À CAMINHADA EM 2023

A Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e os membros do Grupo de Reflexão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso (GREDIRE) da CNBB se encontram reunidos na sede da entidade em Brasília (DF) entre os dias 15 e 16 de dezembro.

O objetivo da reunião é avaliar a caminhada ecumênica da Igreja no Brasil a partir de uma partilha das ações e iniciativas desenvolvidas pelos regionais e projetar o planejamento para o ano de 2023. Neste sentido, o grupo está definindo o processo de construção de um Plano Trienal, a ser apresentado para a próxima Comissão para o Ecumenismo a ser eleita na 60ª Assembleia Geral da CNBB.

O grupo também se debruçará em torno do detalhamento da dinâmica e da metodologia do Simpósio de Formação Ecumênica 2023 que vai acontecer, de forma virtual, dias 30 e 31 de janeiro de 2023.  Esta edição do simpósio tem como tema “reaprender a escutar e a dialogar: nossa missão″ e está interligada à reflexão sobre a  sinodalidade. A formação vai refletir sobre o ecumenismo na perspectiva da sinodalidade que aponta para o horizonte do caminhar juntos.

Impactos da pandemia

Segundo o bispo de Cornélio Procópio (PR) e presidente da Comissão para o Ecumenismo da CNBB, dom Manoel João Francisco, a Comissão ainda está buscando recuperar os impactos que a pandemia da Covid-19 provocou em sua caminhada nos últimos anos, o que dificultou, por exemplo, a realização de ações como o encontro dos bispos referenciais para o ecumenismo dos regionais da CNBB.

Outro ponto levantado pelo presidente da Comissão para o Ecumenismo é o processo de articulação da caminhada ecumênica e do diálogo inter-religioso nos regionais da  CNBB. “Precisamos retomar o processo de articulação com os bispos referenciais da caminhada ecumênica no sentido de dar um novo impulso à dimensão ecumênica”, avaliou.

Dom Manoel informou que a reunião também buscará avaliar como está o trabalho das comissões de relações bilaterais cuja missão é aprofundar a relação da Igreja Católica com os Luteranos, Anglicanos e Igreja Presbiteriana Unida, entre outras. “Nós temos as comissões bilaterais e precisamos avaliar como está o seu trabalho em vista de reanimá-las na sua missão”, disse.

Dom Manoel pontou que o então Papa João Paulo II, na sua encíclica Ut Uno Sint, ressaltou que a caminhada ecumênica para os católicos é irreversível e não tem volta. As ações pensadas pela Comissão para o Ecumenismo e pelo Gredire pretendem um novo despertar da caminhada ecumênica e do diálogo inter-religioso na Igreja no Brasil a partir de 2023.

Reunião traça estratégias para para reanimar a caminhada ecumênica em 2023. | Fotos: Ascom CNBB.

Saiba mais:
Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da CNBB abre inscrições para o “Simpósio de Formação Ecumênica 2023” – CNBB