Diocese São Carlos fev 15, 2018

Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade disponibiliza material de estudo da CF 2018

Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade disponibiliza material de estudo da CF 2018

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação da Diocese de São Carlos / Foto: Reiza Lopes

Os caminhos para a superação da violência no Brasil estarão em discussão neste ano, por meio da Campanha da Fraternidade (CF). A iniciativa, pretende motivar a Igreja no Brasil a recuperar o significado central da fé cristã: o amor.

Em nossa Diocese de São Carlos, a abertura se deu com os lançamentos do texto base, nos quatro Vicariatos: São Carlos Borromeu, São Bento, Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora do Patrocínio, evento organizado pela Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade em comunhão com o Povo de Deus. Nesta quarta- feira de cinzas, aconteceu o lançamento em todas as comunidades paroquiais, dando assim aos diocesanos, o conhecimento da temática da Campanha 2018, à partir das reflexões que foram expostas, com a qual nos introduziram nessa importante iniciativa eclesial, a ser vivida especialmente no tempo da Quaresma.

Durante toda a Quaresma, vamos destacar as principais ações desenvolvidas pelas paróquias, pastorais e movimentos ligadas ao tema da CF 2018. Envie sua sugestão para: comunicacaoo@diocesesaocarlos.org.br ou Mostre a Campanha da Fraternidade em sua Comunidade Paroquial escrevendo para o Giro Diocesano clicando aqui!

Abaixo você pode conferir explicações sobre a Campanha da Fraternidade 2018 e fazer o download do texto base e dos vídeos .

Tema: “Fraternidade e superação da violência”
Lema: “Em Cristo somos todos irmãos.” (Mt 23,8)

Um grupo de pessoas com as mãos dadas, de diferentes idades e etnias, representando a multiplicidade da sociedade brasileira, é a mensagem exposta no cartaz da Campanha da Fraternidade 2018. Especialmente no Ano do Laicato, a Igreja no Brasil convida a todos, por meio da CF 2018, a refletir sobre a problemática da violência, particularmente em como superá-la.

A Campanha da Fraternidade de 2018 tem como Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8) e como Tema: “Fraternidade e superação da violência”. A Igreja Católica começou a Campanha da Fraternidade em 1964 em nível nacional, e a cada ano até 2018 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), apresentou a Campanha como caminho de conversão quaresmal.

Em 1983 o tema da CF foi “Fraternidade e Violência” e, em 2009, o tema apresentado abordou “Fraternidade e Segurança Pública”. A violência no Brasil cresceu assustadoramente nos últimos vinte anos. A CNBB, por meio da Campanha da Fraternidade, afirma: “Apesar de possuir menos de 3% da população mundial, nosso país responde por quase 13% dos assassinatos no planeta”. Em 2014, “o Brasil chegou ao topo do ranking, considerado o número absoluto dos homicídios”. Foram 59.627 mortes, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), (cf. CF, p.15).

“O lema da Campanha da Fraternidade 2018 é um convite para a superação da violência por meio do reconhecimento de que, cada pessoa humana, é irmão (ã), e se assim o é, então, não se pode deferir contra ele (a) atos de violência”.

Apresentação do Lançamento do texto base nos Vicariatos

CF 2018 – Lançamento da CF

Vídeo Dom Paulo Cezar Costa

Vídeo Sabrina Mazo D’Affonseca 


Oração da Campanha da Fraternidade 2018

Deus e Pai,
nós vos louvamos pelo vosso infinito amor
e vos agradecemos por ter enviado Jesus,
o Filho amado, nosso irmão.
Ele veio trazer paz e fraternidade à terra
e, cheio de ternura e compaixão,
sempre viveu relações repletas
de perdão e misericórdia.
Derrama sobre nós o Espírito Santo,
para que, com o coração convertido,
acolhamos o projeto de Jesus
e sejamos construtores de uma sociedade
justa e sem violência,
para que, no mundo inteiro, cresça
o vosso Reino de liberdade, verdade e de paz.
Amém!

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.