Pe. Rubens out 19, 2022

Comissão Arns vem a público externar a sua solidariedade ao Cardeal Arcebispo de São Paulo Dom Odilo Scherer

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns – Comissão Arns vem a público externar a sua solidariedade ao Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, alvo de violência praticada nas redes sociais por internautas mal-intencionados.

É estarrecedor que, ao veicular mensagem no Twitter com um apelo de união, lembrando que a fé em Deus vai além da política e que as pessoas precisarão continuar a conviver após o processo eleitoral, tenha sido ele tão agredido verbalmente, em termos chulos e abusivos. Foi acusado de apoiar a “ditadura da esquerda” e rotulado de “comunista” pelo fato de usar paramentos vermelhos, que é a cor reservada aos cardeais, segundo a tradição da Igreja Católica.

Infelizmente, a intolerância religiosa cresce no país, semeando discursos de ódio e dividindo a sociedade. As cenas vistas no Santuário de Aparecida no último dia 12, com apoiadores do Presidente Bolsonaro tumultuando a festa da Padroeira e desacatando aqueles que lá estiveram para vivenciar a sua fé, são exemplos desse fenômeno social preocupante, fomentado na apologia ao autoritarismo – o que não condiz nem com a índole, nem com o desejo e nem com a espiritualidade do povo brasileiro.

A Dom Odilo, nosso respeito e apoio. Portou-se como um líder religioso à altura de uma das mais importantes arquidioceses do mundo, a de São Paulo, comandada no passado por D. Paulo Evaristo Arns, patrono desta Comissão e exemplo a nos guiar.

São Paulo, 18 de outubro de 2022.

JOSÉ CARLOS DIAS

Presidente da Comissão Arns