Pe. Rubens mar 1, 2021

COLÉGIO DE CONSULTORES

Com informações do Padre Sandro de Souza Portela – Membro do Colégio de Consultores| Foto: Sidney Prado

Na última sexta-feira, 26 de fevereiro, na sala de reuniões da Cúria Diocesana, aconteceu mais uma reunião ordinária do Colégio de Consultores, sob a presidência do Administrador Diocesano, Dom Eduardo.

A reunião se iniciou com a oração e leitura da ata anterior. Em seguida, Dom Eduardo apresentou a pauta da reunião que continha dois pedidos de Bispos do Estado de São Paulo, um solicitando um padre de nossa Diocese para o trabalho missionário em sua Diocese e o outro apresentando um padre emérito de sua Diocese e pedindo que o mesmo tenha autorização para presidir a Santa Missa de forma reservada em nossa Diocese, pois o mesmo está residindo em Jaú.

Dom Eduardo apresentou algumas reivindicações de padres de nossa Diocese e também manifestou preocupação com outros. Pediu, ainda, a ajuda do Cônego Biffi, Decano do Colégio e Canonista, no sentido de auxiliá-lo na elaboração de cartas, relatórios e processos canônicos, inserindo-o no Tribunal Eclesiástico Diocesano.

Padre Nelson Ramos, Ecônomo Diocesano, foi convidado para a reunião do Colégio para expor a atual situação econômica de nossa Diocese, sobretudo nestes últimos dois meses, e a preocupação com a crise econômica gerada pela pandemia, que está trazendo reflexos na contabilidade diocesana.

Padre Rodolfo Farias, responsável pela Rádio Diocesana, também participou de um momento da reunião para apresentar a atual situação de rádio SDS, suas conquistas, sua programação, o alcance e as dificuldades enfrentadas para seu bom funcionamento. Também apresentou a necessidade de se dar um novo passo, criando o “Departamento Comercial” da mesma, desvinculando essa função da secretaria da rádio. Tal setor poderia trabalhar mais eficazmente no sentido de gerar receitas através de mais propagandas e do projeto de “sócios colaboradores”.

Por fim, Dom Eduardo afirmou que as reuniões gerais dos Presbíteros, que aconteceriam neste próximo mês de março, por Vicariatos, foram canceladas devido ao avanço do número de casos da Covid-19 em nossa região, levando, inclusive, muitas cidades a decretarem fechamento total de comércio e serviços.
Dom Eduardo pretende manter as celebrações penitenciais, se for possível, e acrescentando, nessas, alguns informes que seriam dados na reunião desmarcada.

Devido ao avanço do horário e não ser possível tratar de todos os assuntos presentes na pauta, foi marcada uma nova reunião, que foi agendada para o dia 12 de março.