Pe. Rubens abr 6, 2022

COLABORADORES DA MITRA PARTICIPAM DE MANHÃ DE ESPIRITUALIDADE

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos

A Diocese de São Carlos, por iniciativa do nosso Bispo Diocesano – Dom Luiz Carlos Dias, promoveu na manhã desta quarta- feira (06) um encontro formativo sobre a Semana Santa, para os colaboradores e os clérigos que auxiliam no trabalho administrativo da Mitra Diocesana. A palestra foi realizada pelo Padre Nilton Marques da Comunidade Agromonges,  no auditório da Cúria.

O sacerdote abordou com os colaboradores o mistério central da fé cristã: Paixão, Morte e Ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo: “Jesus veio ao mundo para nos ensinar a amar. Ele percorria os lugares falando do amor de Deus, curando e perdoando as pessoas. Na época de Jesus, as pessoas sofriam muito, como hoje. Havia muitas pessoas pobres que viviam oprimidas. Jesus viu o sofrimento do povo e foi ao encontro de todos para oferecer amor, cura e direção”, disse o sacerdote.

Padre Nilton ressaltou aos presentes que a Semana Santa é o grande retiro espiritual das comunidades eclesiais, convidando os cristãos à conversão e renovação de vida: “Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, depois de ter ficado quarenta dias em provação no deserto, e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no Domingo de Páscoa”, enfatizou .

O religioso motivou a todos a participarem e a esforçarem para bem viver esta grande semana e a Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo: “Por isso, esforcemo-nos em preparar o nosso coração e busquemos viver com empenho este tempo de encontro com a pessoa do crucificado, que irá ressuscitar, permitindo a Ele que nos enxergue, nos console e nos acalme, e busquemos também nos solidarizamos com Ele. O olhar de Jesus nos atrai e o encontro com Jesus nos transforma. Que a semana santa nos ajude a viver este encontro e neste espírito celebremos de um modo novo a páscoa do Senhor, que nos renova e vivifica’, encerrou.

Dom Luiz Carlos agradeceu a disponibilidade do sacerdote, e ao Irmão Ney, ambos do Mosteiro Agromonges, pela participação e por proporcionarem aos funcionários da Cúria este momento de aprendizado e espiritualidade.

Confira alguns depoimentos de alguns colaboradores sobre o momento de espiritualidade:

“O encontro formativo veio de forma acertada, como complemento no nosso processo pessoal de caminhada quaresmal. Num contexto social ainda pandêmico, faz-se necessário olhar para o futuro de forma esperançosa, tendo como orientador e companheiro de caminhada nosso Mestre, Jesus Ressuscitado” Stéfano Fachina.

“Achei o encontro muito bom, esclarecedor e muito importante para nosso crescimento espiritual e pessoal onde foi colocado a importância da Páscoa e da semana santa para nós cristãos, principalmente por trabalharmos nesta instituição religiosa. Excelente iniciativa de Dom Luiz Carlos”, Maria Cristina Ventura de Mello.

“Primeiramente, me senti feliz ao rever Padre Nilton, que com sua humildade, simplicidade e sabedoria muito nos ensina. Com esse breve mas muito rico encontro, pude reavivar o verdadeiro sentido de celebrar o Triduo Pascal. O sofrer, morrer e ressuscitar com Cristo. Padre Nilton destacou também a importância de estarmos sempre aprendendo e assumindo a missão de uma concreta vida cristã” Tatiane Paganeli.

“Esta oportunidade de um momento de reflexão acerca dos mistérios Pascais e de como podemos vivencia-los foi muito importante, pois, pudemos refletir sobre os momentos significativos das Celebrações Litúrgicas destes dias santos e como torna-los eficazes em nossa vida pessoal e comunitária, seja no ambiente da comunidade paroquial ou no ambiente de trabalho na Cúria Diocesana” Rafael Martins.