Sidney Prado maio 16, 2023

CNBB LANÇA QUARTA EDIÇÃO DO DIRETÓRIO DE COMUNICAÇÃO DA IGREJA NO BRASIL

CNBB LANÇA QUARTA EDIÇÃO DO DIRETÓRIO DE COMUNICAÇÃO DA IGREJA NO BRASIL

Da redação;

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, por meio de sua Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, a quarta edição do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. O lançamento acontece nesta terça-feira, 16 de maio, a partir das 20h, no primeiro dia de atividades da Semana de Comunicação 2023, organizada em torno da reflexão sobre da mensagem para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, lançada pelo Papa Francisco em 24 de janeiro deste a no com o tema “Falar com o coração. ‘Testemunhando a verdade no amor’ (cf. Ef 4,15)”.

O bispo de  bispo da diocese de Campo Limpo (SP) e novo presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, dom Valdir José de Castro, dirigirá uma fala inicial aos participantes na abertura da semana. Na sequência terá lugar um momento oracional e o lançamento da edição atualizada do documento 99 da CNBB, o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil.

O membros do Grupo de Reflexão sobre Comunicação (Grecom), que foram responsáveis pela revisão e atualização do texto, participam deste momento. São integrantes do Grecom os pesquisadores Andréia Gripp, Joana Puntel, Moisés Sbardelotto, Aline Amaro, Marcus Tullius, Mozahir Salomão Bruck, Ricardo Alvarenga, além dos assessores e bispos membros da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB.

Linguagem inclusiva, conciliar e sinodal

Segundo o professor Moisés Sbardelotto, coordenador do Grecom e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) Minas, passaram-se 10 anos, desde 2014, quando a última edição do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil foi aprovada e lançada como documento da CNBB de nº 99.

Sobre a necessidade de atualização do Diretório, o professor disse que após 10 anos muita coisa evoluiu no campo da comunicação e também na Igreja. Ele explicou que foram também incorporadas, no texto, as contribuições do magistério do Papa Francisco ao documento. O professor pontuou ainda que o próprio processo de renovação do documento seguiu uma inspiração sinodal.

Moisés explicou que foi feita a releitura de cada um dos capítulos com apontamento de questões que precisavam ser atualizadas, incluindo a evolução no campo da comunicação, sobretudo a digital, com enfoques ao processo de “desinformação” e infodemia em curso no mundo. Buscou-se, segundo ele, um texto acessível para o contexto e a compreensão de todo o povo de Deus, com linguagem mais inclusiva, conciliar e sinodal. Dos 261 parágrafos, o diretório passou a ter 352 parágrafos.

A introdução do documento faz o seguinte destaque: “Chamada a evangelizar e, ciente de que evangelizar é comunicar, a Igreja no Brasil tem, neste Documento da CNBB 99, a principal referência do seu pensamento comunicacional e da sua contribuição para a sociedade. Esta edição atualizada do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil responde aos anseios das transformações no campo da comunicação e explicita o que a Igreja compreende como Pastoral da Comunicação: um processo dinâmico, dialógico, interativo e multidirecional. Esta nova atualização, trabalho da Comissão Episcopal para a Comunicação Social, reconhece os avanços culturais e tecnológicos desde a última edição e incorpora as contribuições do Papa Francisco com a proposta da Igreja missionária em saída permanente”.

 

Semana de Comunicação 2023

No próximo domingo, 21, a Igreja em todo o mundo celebra o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Setores comunicativos da Igreja no Brasil promovem a Semana da Comunicação 2023, com atividades on-line nos dias 16 e 18 de maio, transmitidas pelo canal da CNBB no YouTube. Neste ano, a mensagem divulgada pelo Papa Francisco em 24 de janeiro tem como tema “Falar com o coração. ‘Testemunhando a verdade no amor’ (cf. Ef 4,15)”.

A Pascom Brasil, a Assessoria de Comunicação e a Comissão Episcopal para Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Signis Brasil, os Jovens Conectados, o Ministério de Comunicação Social da Renovação Carismática Católica (RCC), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) e o Serviço à Pastoral da Comunicação (Sepac) das Irmãs Paulinas são os promotores da Semana da Comunicação, que acontece pelo quarto ano consecutivo. Nos demais dias, os regionais da CNBB com dioceses e paróquias pelo Brasil, realizam suas atividades.

Como acompanhar?
As atividades on-line acontecem de 16 e 18 de maio, e serão transmitidas pelo canal da CNBB no YouTube

 

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