Protocolo 190c / Livro 41
Aos doze dias do mês de setembro do ano do Senhor dois mil e vinte e cinco, às dez horas, na Capela dedicada aos “Discípulos de Emaús”, localizada na Casa de Emaús, sito às margens da Rodovia Washington Luiz, km 268, município de Araraquara, o Exmo. e Revmo. Dom Luiz Carlos Dias, Bispo Diocesano de São Carlos, presidiu a Celebração da Dedicação desta Capela e da Sagração de seu Altar. A solene eucaristia contou com a presença dos presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas e seminaristas da Diocese e participação dos fiéis das várias comunidades paroquiais.
O ato litúrgico foi celebrado conforme as prescrições do Pontifical Romano para a sagração dos altares e as dedicações das igrejas. Iniciou-se com a procissão e a bênção da água, com a qual o Bispo aspergiu a assembleia e as paredes da nova Capela. Após a Liturgia da Palavra, que incluiu as leituras do próprio rito de dedicação, o Bispo proferiu a homilia, explicando o significado teológico do novo templo, bem como a entrega da segunda etapa das obras de revitalização da Casa de Emaús. Em seguida, deu-se início ao rito da sagração do Altar, tendo como ápice o rito da unção do novo Altar. O Sr. Bispo Diocesano ungiu o altar e as cruzes nas paredes da Capela com o Santo Crisma. O Altar, em seguida, foi incensado e revestido com a toalha e os paramentos, e a Capela foi iluminada, simbolizando o esplendor de Cristo, Luz do mundo.
E para a perpétua recordação do fato eu, Pe. Marcos Eduardo Coró,Chanceler do Bispado, lavrei a presente ata que será preservada nos arquivos da Cúria, para todo tempo constar.
Dado e passado em nossa Cúria Diocesana, aos doze dias do mês de setembro de dois mil e vinte e cinco, sob Sinal e Selo de nossa Chancelaria.
Dom Luiz Carlos Dias – Bispo Diocesano de São Carlos
Transcrevi, arquivei e dou fé.
Padre Marcos Eduardo Coró – Chanceler do Bispado