Diocese São Carlos jul 4, 2017

Celebração Marca Sagração do Altar em Ibitinga

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação

Na noite desta última sexta-feira, 30 de junho, Dom Paulo Cezar esteve na Paróquia São Pedro e São Cristóvão , na cidade de Ibitinga para presidir a Celebração Eucarística de Dedicação do Templo de Nossa Senhora Aparecida e do Altar.

Concelebrou o pároco Padre Anderson Cardoso e demais sacerdotes de Ibitinga e região. Assistiram a esta celebração diáconos , seminaristas , povo de Deus e autoridades civis .

O altar foi ungido com os Santos Óleos pelas mãos de Dom Paulo. Depois, houve a consagração da igreja, no qual o bispo ungiu as cruzes nas paredes, o que significa que o Templo é dedicado exclusivamente e para sempre ao culto cristão.

Em seguida, foi realizada a incensação do altar. A queima do incenso significa o sacrifício de Cristo e também é utilizada para expressar que o sacrifício da Igreja e as orações dos fiéis chegam a Deus.

Logo após, ocorreu o revestimento do altar, que indica que aquele local é altar do sacrifício e, ao mesmo tempo, a mesa do Senhor, onde são celebradas a morte e ressurreição de Cristo. Por fim, aconteceu a iluminação do altar, à qual se segue a iluminação da igreja, quando o bispo acendeu velas para recordar que Cristo é a “Luz para se revelar às nações”, por cuja claridade resplandece a Igreja epor ela toda a família humana. Após o rito, o Dom Paulo e toda assembleia prosseguiu com a liturgia eucarística.

Ao final da celebração, foram levadas ao sacrário as reservas eucarísticas para adoração dos fiéis e para a comunhão aos doentes.

Assim, foram feitas as homenagens e também a leitura da ata de inauguração da Igreja de Nossa Senhora Aparecida.

a frente da Igreja, próximo a porta central, Dom Paulo e Padre Anderson Cardoso descerraram a placa comemorativa pela sagração da Igreja, homenageando toda a comunidade do Jardim Nações Unidas.

Foto e colaboração das informações : Guilherme Ligeiro – Comissão Diocesana da Pastoral da Comunicação