Diocese São Carlos fev 6, 2017

Celebração marca retorno do Tribunal Eclesiástico

Por padre Robson Caramano

Na tarde desta segunda, 06, Dom Paulo Cezar presidiu a celebração de inicio de ano judiciário na capela da Cúria Diocesana.

A celebração contou com todos os funcionários do Tribunal Eclesiástico da Diocese. Sua realização marca o início dos trabalhos do Tribunal neste ano de 2017. O bispo diocesano em sua fala ressaltou a importância de que a justiça eclesiástica esteja ancorada na fé. Desta forma pediu aos juristas eclesiásticos que “busquem colocar todo saber a disposição para que a justiça seja feita.”

Ao final da celebração Pe. José Edmilson, Vigário Judicial, afirmou que “com o tempo iremos atender a todos e realizar a justiça como uma verdadeira pastoral capaz de acolher a todos e refletir aos que aqui chegarem Cristo, o bom Pastor.”

Já o padre Luiz Antenor, Vigário Judicial Adjunto, afirmou que o trabalho da pastoral judiciária é uma relação terapêutica, na qual as feridas causadas por um relacionamento fracassado serão cuidadas e curadas.

Qual a função do Tribunal Eclesiástico?

Instalado no dia 3 de outubro de 2016 o Tribunal na Diocese agiliza o julgamento dos processos, que antes eram encaminhados ao Tribunal de Campinas, reduzindo os custos do processo. “Este tribunal facilita o acesso das pessoas à justiça eclesiástica. Não somente nos casos de nulidade matrimonial, mas, também, daqueles e aquelas que desejam estar em comunhão com a Igreja.” – Afirmou Pe. José Edmilson, Juiz Presidente do Tribunal.

Entre em contato com o Tribunal Eclesiástico:

Endereço:

Rua Nove de Julho, 1515 – Centro, São Carlos