Diocese São Carlos abr 24, 2024

Catequistas da diocese se preparam para receber o ministério

Aconteceu na segunda-feira (22), nos quatros Vicariatos que compõem a Diocese de São Carlos, o encontro de espiritualidade em preparação para o Rito de Instituição ao Ministério de Catequista, que acontecerá no próximo dia 1° de maio, às 9h, na Catedral de São Carlos.

Padre Fabrício, no Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio, Padre Carlos Menezes Junior no Vicariato São Bom Jesus, Padre Wagner no Vicariato São Carlos e Ana Cristina, coordenadora diocesana da catequese no Vicariato São Bento foram os responsáveis em dirigir este encontro com o tema “Ministério do Catequista – Vocação e serviço”.

O Ministério do Catequista foi instituído pelo Papa Francisco em 2021, com a Carta Apostólica Antiquum Ministerium. Após a preparação do “Rito da Instituição de Catequistas” pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) encarregou-se de preparar e traduzir uma versão para uso no Brasil. Este ritual, aprovado e confirmado em 2023, é destinado ao episcopado nacional e às suas Comissões Diocesanas de Liturgia, como expressão do reconhecimento da Igreja a tantos leigos e leigas que, há tempos, dedicam suas vidas à transmissão da fé e ao anúncio do Evangelho.

O Papa Francisco destacou que o ministério instituído de Catequista seja conferido a “homens e mulheres de fé profunda e maturidade humana, que tenham uma participação ativa na vida da comunidade cristã, sejam capazes de acolhimento, generosidade e vida de comunhão fraterna”.

Atendendo as orientações do pontífice, em seu documento, nossa escola diocesana em São Carlos, com o total apoio de nosso Bispo, Dom Luiz Carlos Dias, ofereceu durante seu período a devida formação bíblica, teológica, pastoral e pedagógica a fim de, os que receberem o Ministério, “sejam solícitos comunicadores da verdade da fé, e colaboradores fiéis dos presbíteros e diáconos, disponíveis para exercer o ministério onde for necessário e animados por verdadeiro entusiasmo apostólico”.

Padre Carlos Menezes Junior | Coordenador diocesano de Catequese