Pe. Rubens mar 23, 2020

CARTA ABERTA AOS PRESBÍTEROS DA DIOCESE DE SÃO CARLOS

São Carlos, 23 de março de 2020.
CARTA ABERTA
AOS PRESBÍTEROS DA DIOCESE DE SÃO CARLOS.

Carta Aberta

Caríssimos padres!

Diante do estado de calamidade pública decretado pelo Governo da República, venho escrever e orientar aos padres da Diocese de São Carlos, através de uma carta. Faz-se necessário estarmos próximos, que nos sintamos pertos, por isso uma carta àqueles que são os líderes de nossas comunidades eclesiais, nossos queridos padres. Estamos em um momento de crise, que exige de nós viver a crise. Isso significa que estamos diante de uma realidade extremamente nova para cada um de nós e que será normal inseguranças e medos.

Assim, escrevo a vocês no intuito de que não percam a Esperança! É meu desejo que agora, mais do que nunca, os fiéis de suas comunidades se sintam amparados pela sua assistência religiosa. Oriento que os templos fiquem fechados e, sobre os funcionários em quarentena, avalie-se cada realidade. Que as relações de trabalho sejam adaptadas de acordo com o boletim emitido aos senhores pelo Setor Jurídico de nossa Diocese. No entanto, façam-se próximos de seus fiéis através das redes sociais digitais. Criem mecanismos on line para estarem conectados uns com os outros.

Sobre o Templo fechado, desejo ser claro e franco, não é necessário haver plantões de comunhão, é preciso que o povo saiba que vocês estão ali caso eles precisem. Somos padres da Igreja para o povo. Não percamos de vista nossa dimensão profética e sacerdotal neste momento tão difícil de nossa sociedade. Estejam na Paróquia, vazia, sem povo, mas que os fiéis saibam que enquanto oram em casa eles tem um padre por eles na Igreja. Orientem os fiéis a comungarem espiritualmente neste tempo de quarentena.

Que haja unidade entre os padres. Cuidado porque uma ação isolada pode provocar um impacto negativo na dimensão comunitária. Não é possível uma solução geral para todos os casos, por isso colocamos à disposição nossos setores de contabilidade para os assuntos de contabilidade, nosso setor jurídico para as questões jurídicas, nosso economato para questões econômicas, o setor de comunicação para as questões de comunicação, nosso setor pastoral para questões pastorais. É desta maneira que queremos colaborar com vocês.

É meu desejo que vocês se sintam bem neste momento e sintam que estão amparados pelos organismos de nossa Cúria Diocesana. Estamos nos empenhando aqui para que cada um se empenhe em sua comunidade e Paróquia. Estou unido a vocês em oração, incondicionalmente.

Tenho me sentido feliz em ver um clero criativo e um povo atuante, verdadeiros evangelizadores, luzes em meio aos tempos de trevas que estamos enfrentando.

Inspirados em São Carlos Borromeu, espero que não desanimem na fé e não cedam às tentações da comodidade e do individualismo.

Com minha bênção Apostólica,

DOM PAULO CEZAR COSTA