Pe. Rubens set 25, 2023

CÁRITAS DIOCESANA E PODER PÚBLICO INAUGURAM CONDOMÍNIO RESIDENCIAL PARA IDOSOS EM SÃO CARLOS

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos

A Cáritas Diocesana em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos inaugurou na sexta- feira (22), o  condomínio Residencial “Wilson Marques”, construído por meio do programa ‘Vida Longa’, para o Bispo Diocesano Dom Luiz Carlos Dias, essa parceria vem unir forças para ajudar os mais idosos em situação de vulnerabilidade e risco social:

O Presidente da Cáritas Diocesana, destacou que serão oferecidos serviços comunitários de moradia assistida e gratuita, visando a oferta socioassistencial de acolhimento em República:

Vários itens de segurança e acessibilidade estão presentes no Residencial, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, rampas e pisos antiderrapantes.

Também serão oferecidos serviços comunitários de moradia assistida e gratuita, visando a oferta socioassistencial de acolhimento em República. O município fez a doação do terreno e ficará responsável pela indicação dos beneficiários.

O Condomínio Residencial “Wilson Marques”, está localizada na rua João Tonassi, nº 351, no Jardim Hikare.

Participaram da inauguração o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento e o diretor de Obras da CDHU, Silvio Vasconcellos, acompanhados dos secretários de Governo, Netto Donato, no ato representando o prefeito Airton Garcia e de Cidadania e Assistência Social, Rodolfo Hernane, além do vereador Gustavo Pozzi, representando o presidente da Câmara Municipal, Marquinho Amaral, o diretor regional da DRADS Araraquara (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social), Paulo Albano Filho, os vereadores Malabim, Moisés Lazarine e Dé Alvim, os secretários municipais Will Marques (Habitação e Desenvolvimento Urbano), Marcelo Targas (Serviços Públicos), Cezinha Maragno (Transporte e Trânsito), Mateus de Aquino (Relações Legislativas e Institucionais), Samir Gardini (Segurança Pública), Leandro Severo (Comunicação), Walcinyr Bragatto (Administração Regional), Rodson Magno (presidente da Prohab), Mariel Olmo (presidente do SAAE), e Michel Yabuki, comandante da Guarda Municipal. A família de Wilson Marques, que dá o nome ao Residencial, os filhos Isabel, Richard e Vanda, foram homenageados.

O Programa

O Programa ‘Vida Longa’ é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e a Prefeitura de São Carlos. Por esse convênio foram construídas 22 moradias para idosos na modalidade república (equipamento comunitário de moradia assistida e gratuita), um investimento de aproximadamente R$ 3,5 milhões.

O programa é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e a Prefeitura de São Carlos, que disponibiliza moradias para idosos na modalidade república – equipamento comunitário de moradia assistida e gratuita. O investimento foi de R$ 3,5 milhões a fundo perdido.
O município fez a doação do terreno e ficará responsável pela indicação dos beneficiários, via cadastro que está sendo realizado pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A Caritas Diocesana São Carlos será a entidade que realizará a administração do condomínio.
 “Esse projeto é 100% pensado para pessoas idosas que tem os vínculos quebrados, que precisam ser protegidos ou então que não tem mais parentes e nem para aonde ir. É uma obra que demora um ano e meio para ficar pronta porque tem muitos detalhes, sendo que as áreas comuns são projetadas com recursos de acessibilidade para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso. O projeto paisagístico é diferenciado para proporcionar um ambiente agradável, e o Centro de Convívio garante um espaço comunitário adequado ao desenvolvimento das atividades previstas no projeto social. Para fazer tudo isso o Governo do Estado precisou da ajuda da Prefeitura e nesse ponto São Carlos nos proporcionou construir o condomínio em uma área muito bem localizada e com 5 mil metros quadrados para que tudo fosse projetado com o devido espaço necessário”, disse Gilberto Nascimento, agradecendo a parceria do prefeito Airton Garcia.
“O residencial vai atender idosos que têm a capacidade de se locomover, de fazer suas tarefas diárias. Quem for selecionado não vai pagar nenhuma prestação, porém será necessário seguir as regras do condomínio. Em parceria com a UFSCar, por meio da Gerontologia, Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, vamos oferecer diversas atividades para esses moradores”, disse Rodolfo Hernane, secretário de Cidadania e Assistência Social.
“O Projeto Vida Longa olha para a população necessitada que mais cresce, depois de toda uma vida de trabalho eles merecem receber um local para viver com dignidade. Pudemos constatar a qualidade deste projeto, são casas independentes com espaço ajardinado, adequado para viverem com cidadania, com boa infraestrutura de serviços, pessoas competentes e necessárias para ajudar neste momento da vida deles, então estamos alegres por sermos parceiros deste projeto por meio da Caritas e queremos que além de sucesso seja referência para outras ações”, destacou Dom Luiz Carlos.
Para se cadastrar o interessado deve procurar uma unidade do CRAS, sendo necessário ter 60 anos ou mais, estar inscrito no Cadastro Único (situação de vulnerabilidade e risco social), ser independentes para as atividades da vida diária e ter renda mensal de até no máximo 02 salários mínimos.