Pe. Rubens mar 11, 2020

Cardeal Sérgio da Rocha é nomeado arcebispo de São Salvador da Bahia

Com informações do Vatican News

O cardeal Sérgio da Rocha substituiu o arcebispo Murilo Sebastião Ramos Krieger, S.C.I.

Cidade do Vaticano

O Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia apresentada pelo arcebispo Murilo Sebastião Ramos Krieger, S.C.I.

Para substituí-lo, o Papa nomeou o cardeal Sérgio da Rocha, até agora arcebispo metropolitano de Brasília.

Cardeal Sérgio da Rocha

O cardeal Sergio da Rocha é filho de nossa Diocese de São Carlos, nasceu em 21 de outubro de 1959 em Dobrada, diocese de Jaboticabal, no Estado de São Paulo. Concluiu os estudos de Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos e os de Teologia no Instituto de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Em seguida, concluiu a Licenciatura em Teologia Moral da Faculdade de Teologia “Nossa Senhora da Assunção” em São Paulo e o Doutorado na mesma disciplina na Academia Alfonsiana de Roma.

Foi ordenado sacerdote em 14 de dezembro de 1984, sendo incardinado na Diocese de São Carlos, onde exerceu os seguintes ministérios: pároco em Água Vermelha; vigário paroquial da Catedral; vigário paroquial de Nossa Senhora de Fátima, em São Carlos; reitor da Capela São Judas Tadeu em São Carlos; responsável diocesano pela juventude; responsável diocesano pelo Serviço Vocacional; coordenador diocesano de Pastoral; diretor espiritual da Casa de Teologia em Campinas; reitor do Seminário Maior de Filosofia; reitor do Seminário Maior de Teologia; professor de filosofia no Seminário Diocesano; membro da equipe de formação para o Diaconato Permanente; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores. Além disso, foi professor de Teologia Moral na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Em 13 de junho de 2001, foi eleito bispo titular de Alba e auxiliar de Fortaleza, recebendo a ordenação episcopal no dia 11 de agosto seguinte. Em 31 de janeiro de 2007, foi nomeado arcebispo coadjutor de Teresina, tornando-se arcebispo metropolitano em 3 de setembro de 2008. Em 15 de junho de 2011 foi transferido como arcebispo metropolitano de Brasília.

No âmbito do Conselho Episcopal da América Latina (CELAM), foi presidente do Departamento de Vocações e Ministérios. Na Conferência Episcopal brasileira, ocupou os seguintes cargos: secretário e responsável pela Juventude e pelas Vocações do Regional Nordeste 1; presidente do Regional Nordeste 4; membro da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, da Comissão Episcopal para a superação da miséria e da fome, da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e do Conselho Permanente. De 2015 a 2019, foi presidente da mesma Conferência Episcopal.

No Consistório de 19 de novembro de 2016, foi criado cardeal pelo Papa Francisco, com o Título de S. Croce na via Flaminia. É membro da Congregação para o Clero, do Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos e da Pontifícia Comissão para a América Latina.