Pe. Rubens jun 24, 2021

Cardeal Parolin abre o Festival de Ecologia Integral

Cardeal Parolin abre o Festival de Ecologia Integral
Da Redação com informações de Fabio Zavattaro – Vatican News

O cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, abrirá nesta quinta-feira a primeira edição do Festival de Ecologia Integral, que será realizado em Montefiascone até 27 de junho. Organizado pela associação “Rocca dei Papi, para uma ecologia integral”, o evento se intitula “Na criação tudo está interligado: reencontrar as relações”, e se divide em três dias de encontros, exposições, mesas redondas e concertos.

Natureza, contemplação e gratidão

O Festival tem como ponto de referência a Encíclica Laudato si’ do Papa Francisco e nos convida a “redescobrir a ecologia espiritual que quer reconstituir a relação essencial com Deus Criador, encorajando um maior contato com a natureza”, como explica dom Fabio Fabene, arcebispo titular de Montefiascone e secretário da Congregação para as Causas dos Santos. “A beleza naturalista da paisagem na qual estamos imersos e que vai do mar aos Apeninos – diz dom Fabene – nos abre para um olhar contemplativo e para um renovado estupor que se torna louvor, alegria e gratidão”.

Após as saudações do Vice-Presidente da Região do Lazio, Daniele Leodori, da Comissária Extraordinária do Município de Montefiascone, Anna De Luna, e do General Davide De Laurentis, Vice-Comandante das Unidades Florestais, Ambientais e Agroalimentares dos Carabineiros, o cardeal Pietro Parolin fará uma lectio magistralis sobre o tema do Festival, apresentada por dom Fabio Fabene e Mario Morcellini, Diretor da Escola Superior de Comunicação e Mídia Digital da Unitelma Sapienza.

Um prêmio à promoção da Ecologia Integral

Neste tempo suspenso marcado pela pandemia, não pode faltar uma referência explícita à responsabilidade comum em relação à criação: o grito da terra e o grito dos pobres ressoa e chama a todos para um novo modo de vida. Como o Papa Francisco declarou na conferência eclesial de Florença, diante de nós não temos uma época de mudança, mas uma mudança de época. É com esta ideia subjacente que, ao final do Festival, o prêmio “Custódio da Criação” será entregue a uma série de pessoas e empresas italianas e locais comprometidas com a promoção da ecologia integral.

“Será um momento bonito e festivo para recomeçarmos juntos – diz novamente dom Fabio Fabene – planejando, após o encerramento da pandemia, uma nova maneira de viver redescobrindo os laços que nos unem uns aos outros, à Terra e a Deus Criador e Senhor do céu e da terra”.

Uma exposição para relançar a bioarquitetura

Por ocasião da abertura do Festival, também será cortada a fita, às 16h, da exposição ao ar livre da bioarquitetura criada pela Bioarchitecture Foundation, presidida pelo Professor Wittfrida Mitterer. A exposição, ao ar livre, ao longo das ruas do centro histórico de Montefiascone, é apresentada como um caminho educativo-informativo nos mais importantes projetos de bioarquitetura italiana e internacional. A exposição permanecerá aberta até 30 de setembro.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.