Pe. Rubens maio 7, 2019

Cardeal do Paquistão: “Cristãos vivem em meio a tensão permanente”

Dom Paulo Cezar Costa, nosso Bispo Diocesano acompanhado de Dom Eduardo Malaspina estão participando da 57ª Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) juntamente aos 383 bispos reunidos em Aparecida (SP).

E neste sétimo dia de Assembleia Geral os bispos receberam a visita do cardeal e arcebispo de Karachi, no Paquistão, Joseph Coutts.

A perseguição dos cristãos no Paquistão foi o tema tratado pelo cardeal: “Nós queremos mostrar como vivemos, nossas dificuldades e desafios – e que são muitos –, para que todos possam rezar por nós e nos ajudar com suas orações aqui do Brasil”.Segundo o arcebispo de Karachi, a situação do Paquistão é ruim, mas é melhor do que já esteve. “Mesmo assim, os cristãos vivem em meio a uma tensão permanente por causa dos ataques dos radicais muçulmanos”, contou Dom Joseph sobre a restrição da liberdade de religião no país. O cardeal revelou que no oriente, os cristãos se fazem presentes nas muitas formas indiretas de proclamar o evangelho: “Existem muitas maneiras de proclamarmos o evangelho de modo indireto, diretamente não podemos porque a nossa sociedade é muçulmana, mas há muitas maneiras”.

“Temos muitas escolas católicas que crianças e jovens muçulmanos frequentam, temos obras de caridade, clínicas, hospitais, obras para tratar drogados e todos sabem que são obras católicas, cristãs, e que atendemos qualquer pessoa da sociedade, não precisando ser católico, atendemos a todos. É uma maneira da sociedade ver as boas obras dos católicos naquela sociedade”, completou. Para Dom Joseph, estar no Brasil é uma oportunidade de mostrar como é possível viver a fé em uma sociedade que não é cristã.

A presença de Dom Joseph no Brasil é um convite da Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN). José Côrrea, membro da fundação e intérprete do cardeal durante sua estadia no país, revelou que o desejo de ter o arcebispo paquistanês na Assembleia Geral da CNBB é destacar seus relevantes trabalhos em meio a um cenário de perseguição e extremismo.

“Ele [cardeal Joseph Coutts] é uma espécie de herói da fé. Houve ataques de muçulmanos radicais contra católicos na catedral em que ele cuida, muitos morreram, e ele continua ali como arcebispo, desenvolvendo todas as atividades cotidianas da igreja sem medo, encorajando os fiéis, estando junto com os fiéis e isso é muito importante”, declarou Côrrea.

O intérprete prosseguiu: “Nossa organização [ACN] procura ajudar justamente os cristãos perseguidos, os cristãos que sofrem, quer seja por miséria, como no caso do Brasil, como também por perseguição, que é o caso dos países onde os cristão são minoria. O propósito é que os cristãos sintam que a Igreja universal está com eles, reza por eles e ajuda com o material quando necessário”.

Com informação de Julia Beck – Portal Canção Nova