Pe. Rubens maio 19, 2023

Bispo Diocesano institui Capelania no Hospital Amaral Carvalho em Jaú

Da redação, com informações do Padre Márcio André Massola Gaido – Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio

Ontem, 18/5 aconteceu a Inauguração e Instalação da Capelania Nossa Senhora das Graças no Hospital Amaral Carvalho na cidade de Jahu. O bispo diocesano, Dom Luiz Carlos Dias, presidiu a missa concelebrada pelo Vigário Episcopal Pe. Márcio André Massola Gaido, Pe. José Miraldo Almeida Machado e Pe. Rubens Romão Corrêa Jr.

O centro de apoio aos pacientes e acompanhantes, onde ocorreu a celebração acolheu muitas pessoas, a maioria integrantes do corpo clínico e de enfermagem do hospital. A  Dra. Cristina Aparecida Trigo Martins Moro —Diretora de Desenvolvimento em Saúde representou o Diretor Dr. Antonio Luis Cesarino de Moraes Navarro – Diretor Superintendente , e estavam presentes a Dra. Juliana  dos Santos de Oliveira Victor – Médica oncologista com atuação em dor e Cuidados Paliativos Coordenadora da Unidade de Controle de Dor e Cuidados Paliativos do HAC e  Samira Anselmo Nadaleto – Supervisor Experiência do Paciente e Serviço Social , as quais se empenharam na instituição pela instalação da capelania e a  responsável pelo Centro Cultural Dra Rachel Cesarino de Moraes Navarro – Coordenadora ECAC .

Pe. José Miraldo Almeida Machado foi empossado como Capelão do Hospital. A capelania marca um serviço importante da Igreja para o cultivo da espiritualidade, grande alento para uma melhor resposta dos pacientes em tratamento oncológico, e conforto para os acompanhantes dos enfermos.

Dom Luíz em sua homilia, enalteceu a entidade e os cuidados para com os enfermos, reconhecendo que a entidade preza por um tratamento humanizado, o que contribui para os pacientes se sentirem mais confortáveis nas instalações do hospital em período de dura convalescência.

Disse que, “Quando se cuida das pessoas, sobretudo em situação de grande sofrer, como nas enfermidades, o Reino de Deus se faz presente. O enfermo deve acreditar e rogar a Deus pela sua cura, e acima de tudo, que Jesus Cristo se faz presente ajudando-o a carregar a sua cruz através das pessoas que os acolhem com carinho e dedicação.” O bispo agradeceu a todos que possibilitaram a instalação da Capelania, e desejou ao Pe. José Miraldo bom êxito em seus trabalhos.

Após a benção final, Dom Luiz, acompanhado pelos padres e representantes da entidade, além de outras, percorreu algumas alas do hospital, visitou alguns doentes, ministrando o Sacramento da Unção dos Enfermos, e abençoou o hospital e aos acompanhantes na Capela Nossa Senhora das Graças.

Dom Luiz Carlos disse que ficou edificado por visitar uma unidade de saúde tão marcadas pela dor, mas também pela fé, esperança e caridade, através de pessoas tão dedicadas e preocupadas com o bem-estar dos pacientes, em todas as fases do tratamento, em especial na fase paliativa. E disse, esperar que com a instalação da Capelania, o trabalho pastoral da Igreja Católica possa contribuir ainda mais, juntos à equipe do hospital, no cuidado dos enfermos que acorrem para o Hospital Amaral Carvalho.