Pe. Rubens ago 17, 2022

CANONIZADO NO CORAÇÃO DO POVO, PADRE DONIZETTI TEM RELÍQUIA ENTRONIZADA NA CATEDRAL DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Da redação;

A relíquia do Beato Padre Donizetti Tavares de Lima. O religioso, também conhecido pelo dom da bilocação (estar em 2 lugares ao mesmo tempo), agora conta com um ponto de peregrinação no Noroeste Paulista. Dom Antonio Emidio Vilar, em missa celebrada no domingo, 14 de agosto, destacou algumas das virtudes heroicas daquele que caminha para a canonização. “Como eu fiquei encantado por você; um verdadeiro padres dos padres”, disse o epíscopo voltado para a imagem do futuro Santo. Ainda segundo dom Vilar, padre Donizetti fora perseguido quando de sua atuação em Vargem Grande do Sul/SP (época em que, de maneira profética, denunciava a violação dos direitos trabalhistas). Foi por conta dessa perseguição que o religioso, que também era advogado a serviço dos pobres, fora enviado à Tambaú.

Um entre tantos

O milagre reconhecido, e que tornou possível a beatificação do padre Donizetti, em 2019, favoreceu a cura de Bruno Henrique Arruda de Oliveira. Seu pé, torto desde o nascimento, seria alvo de tratamento ortopédico. Sua mãe, sabedora dos desafios que os procedimentos ocasionariam, pediu que o padre Donizetti intercedesse. No dia seguinte, após a oração, o menino já tocava o chão com os pés completamente apoiados.

Relatos históricos dão conta, também, de fato extraordinário ocorrido quando da chegada de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida a Tambaú. Na ocasião chovia muito! O religioso não desistiu de realizar uma procissão de acolhida: por onde o povo passava, a chuva cessava e ninguém se molhava.

A Padroeira do Brasil acompanhou o Beato por toda a vida: a Matriz de Santo Antônio foi consumida pelas chamas de um incêndio em 1929. Controlada a situação, o padre superou os escombros de uma igreja estruturalmente comprometida (tamanha a gravidade do ocorrido) para retirar, do meio deles, a imagem intacta de Nossa Senhora.

Partilha

Recordando a devoção do padre Donizetti, Dom Vilar pediu que uma imagem da Mãe de Jesus fosse disposta ao lado do nicho onde, na Catedral de São José, ficarão expostas a relíquia e a imagem do religioso. “É bom colocarmos em nossa vida a santidade que a Igreja destaca. O padre Donizetti acendeu o fogo (da fé) e aqueceu e iluminou muitos corações”, disse o bispo que, à época da beatificação, era o responsável pela Diocese de São João da Boa Vista (da qual a cidade de Tambaú faz parte).

Dom Vilar, ainda no contexto de sua partilha, relatou que, em 2018, ao agradecer a declaração de venerabilidade do religioso, fora informado de um sinal que impressionou as instâncias vaticanas: muitas pessoas costumam dar o nome de um santo aos seus filhos. Cerca de dois milhões e meio de ocorrências foram verificadas quando da consulta acerca do termo “Donizetti”. Na Catedral de São José, durante a Missa de entronização da imagem e da relíquia, foi possível atestar esse fato a partir de vários relatos.

Testemunho

Ainda no terceiro dia de vida, o choro constante preocupou casal que não mediu esforços para descobrir a causa de tamanho incômodo do filho. Os primeiros médicos consultados diagnosticaram que o bebê estava com tétano. Segundo eles, era uma questão de pouco tempo para que o óbito se confirmasse.

Rogando ao padre Donizetti, a criança, de fato com tétano, foi submetida a tratamento mediante a aplicação de dezenas de injeções. Igualmente suplicando a Nossa Senhora Aparecida, a cura fora alcançada. “Minha vida é um milagre”, testemunhou Donizete (por causa do Beato) Aparecido (em hora à Padroeira do Brasil) de Oliveira, 61 anos; que nunca esteve em Tambaú, mas que fez questão de participar da Missa na Catedral de São José. “Tenho certeza que ele já é Santo no coração de muita gente” concluiu o devoto.

Artigo

Dom Antonio Emidio Vilar oferece (em artigo publicado na sequência) diversos indicativos da Santidade do Padre Donizetti Tavares de Lima. “O Padre Donizetti é exemplo de padre diocesano, ‘apóstolo da acolhida’, ‘pastor com cheiro de ovelhas’ e ‘padre dos pobres’. Viveu de modo simples e humilde, a serviço do povo, dos pobres, doentes e trabalhadores, com múltiplas e criativas iniciativas pastorais”, escreveu.

Confira a notícia na íntegra no site do regional Sul 1