Pe. Rubens mar 20, 2019

Bispos participam da celebração de Ordenação Episcopal do Monsenhor Carlos José de Oliveira

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos e fotos de Saulo Adriano – Pascom/Santuário NSPiedade

Dom Paulo Cezar Costa, nosso Bispo Diocesano acompanhado de Dom Eduardo Malaspina – Bispo Auxiliar estiveram na cidade de Lençóis Paulista na noite desta terça- feira (19) Solenidade de São José para participarem da ordenação do Monsenhor Carlos José de Oliveira como Bispo de  Apucarana (PR). Centenas de fiéis, Bispos, Sacerdores, Diáconos, Seminaristas, Religiosos (as) e Autoridades acompanharam a cerimônia realizada no Santuário Nossa Senhora da Piedade.

Dom Giovanni D’aniello, Núncio Apostólico no Brasil, foi o ordenante principal e Dom Celso Antônio Marchiori, bispo de São José dos Pinhais, e Dom Maurício Grotto, Arcebispo de Botucatu (SP), foram os co-ordenantes. “A diocese de Apucarana vai receber um bispo que vai ser pai, que vai ser irmão e que vai acompanhar este povo com o jeito que o Papa Francisco quer do bispo, um pastor que esteja no meio, atrás e na frente do rebanho que lhe é confiado”, afirmou Dom Giovanni.

Cum Maria Matre Iesu (Com Maria, mãe de Jesus) é o lema episcopal escolhido por Dom Carlos que deve inspirar seu ministério de pastor na Igreja. Ao final da celebração, emocionado, o novo bispo afirmou: “A minha emoção é muito grande, a minha gratidão ao bom Deus é também imensa, não cabe no coração a gratidão por sentir-me escolhido por Deus, nosso Senhor, não para uma honra, mas para, acima de tudo, um serviço a Igreja de Deus na querida diocese de Apucarana”.

Desde a década de 60 que um dos padres incardinados em Botucatu não era nomeado Bispo. O último foi Dom Silvio Maria Dario, que foi a princípio nomeado auxiliar de Botucatu e depois tornou-se o primeiro Bispo de Itapeva (SP).

A celebração de posse do novo Bispo de Apucarana acontece na Catedral Nossa Senhora de Lourdes no dia 6 de abril.

Confira  foi esta celebração:

Conheça Dom Carlos José de Oliveira

Dom Carlos tem 51 anos, nasceu em Botucatu no dia 17 de outubro de 1967, filho de Mário Salvador de Oliveira (in memoriam) e Maria Aparecida Santi de Oliveira.

Concluiu seus estudos em Filosofia e Teologia na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Em seguida, obteve o Mestrado em Teologia Moral na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1996) e doutorado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016).

Em 4 de Outubro, de 1992, foi ordenado sacerdote incardinado na Diocese de Mogi das Cruzes, na qual ocupou os seguintes cargos: Diretor Freguesia de Nossa Senhora da Paz , em Mogi das Cruzes (1992-1994); Reitor do Seminário Propedêutico (1992-1994); Coordenadora do Ministério da Vocação (1992-1994); Secretário do Conselho Presbiterial (1992-1994).

Em 1996 foi incardinado em Botucatu, sua arquidiocese de origem, onde desempenhou as seguintes funções: Conselheiro Arquidiocesano para a Pastoral Familiar (1997-1999 e 2002-2007); Responsável pela informação arquidiocesana (1999-2005); Coordenadora Arquidiocesana da Pastoral da Criança (2001-2009); Secretário Executivo da pastoral da Província Eclesiástica de Botucatu (2003-2005); Coordenador do II Congresso Eucarístico Arquidiocesano (2008); Coordenador do Conselho Presbiteral (2001-2007); Membro do Conselho de Formação (desde 2001); Professor do Instituto Teológico da Faculdade João Paulo II da Província Eclesiástica de Botucatu, com sede em Marília (desde 1997).

Em 4 de outubro de 2007 ele foi listado entre os capelães de Sua Santidade.

E foi Vigário Geral (desde 2016), Vigário-Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Piedade , em Lençóis Paulista (desde 1996) e Membro do Conselho dos Párocos e o Colégio dos Consultores.