Pe. Rubens out 29, 2019

Bispos e representantes da diocese participam da 41ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB

Dom Paulo Cezar Costa, nosso Bispo Diocesano, acompanhado de Dom Eduardo Malaspina – Bispo Auxiliar da Diocese, do coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Marcelo Aparecido de Souza, junto dos leigos de nossa Diocese, o senhor Edie Hadler Cappellini e a senhora Michele Toso Cappelini da Pastoral da Inclusão, participaram da 41ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB (Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil) .

O encontro aconteceu de 25 à 27 de outubro, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, participaram do encontro bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, leigos e leigas que atuam nas Igrejas locais e representantes de organismos, pastorais, movimentos e associações vinculadas ao Regional.

Está é a primeira vez que o encontro acontece em Aparecida. “O Regional Sul I está seguindo a esteira da Assembleia Nacional dos Bispos. Cada vez mais este lugar tem se tornado tão propício e acolhedor. Estamos agradecidos ao Santuário, ao Dom Orlando e a Arquidiocese de Aparecida pela acolhida”, comentou o presidente do Regional sul I, Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes (SP).

Neste ano a assembleia abordou o tema ‘Comunidades Eclesiais Missionárias e a Missão Evangelizadora no Contexto da Cultura Urbana’. O objetivo deste encontro foi de promover a partilha e as ações necessárias para evangelizar o mundo urbano.

Citando os quatro pilares das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da igreja no Brasil, Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária, o encontro lembrou a missão do Regional há 25 anos na Amazônia, e há dois anos em Pemba, na África.

A Assembleia das Igrejas Particulares contou com momentos de oração, partilha, apresentação de projetos, reflexões e a realização de celebrações eucarísticas. No último dia do encontro, domingo, os representantes do Regional Sul I participam da Santa Missa na Basílica de Aparecida às 8h, presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.

Com informações do portal A12