Pe. Rubens abr 20, 2023

Bispos apreciarão novo regimento interno da CNBB

Da redação;

Durante a quarta sessão da 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que acontece hoje, 20, o episcopado brasileiro apreciará o regimento interno da entidade e suas atualizações. Esse processo é conduzido por uma comissão específica.

Em 8 de dezembro do ano passado, foi aprovado o Novo Estatuto da CNBB. Naquela data, foi determinado que o regimento seja “revisto, adequando-se às novas normas estatutárias, no prazo de um ano a partir de sua entrada em vigor”.

Assim, os bispos apontarão acréscimos para a versão final do documento. Uma vez aprovado nesta Assembleia, a presidência da CNBB o promulgará, sem a necessidade de enviar o regimento para a validação da Santa Sé.

Ainda pela manhã, as Comissões de Liturgia – que promove, fortalece e acompanha a vida litúrgica da Igreja no Brasil e o seu processo de renovação e inculturação – e de Doutrina da Fé – que assiste a CNBB e os seus Membros no exercício do Magistério doutrinal, zelando pela fidelidade da Doutrina da Igreja e pela integridade de sua transmissão – terão momentos para apresentar suas atividades e suas contribuições para a Igreja no Brasil.

À tarde

No período da tarde, às 15h, estará presente na coletiva de imprensa Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS), que falará sobre o processo de atualização das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Também falarão Dom Edmar Peron, bispo de Paranaguá (PR), presidente da Comissão de Liturgia, que apresentará a tradução brasileira da terceira edição típica do Missal Romano aprovada pela Santa Sé, e Dom Pedro Cipollini, bispo de Santo André (SP), presidente da Comissão de Doutrina da Fé, que fará um balanço das atividades realizadas pela Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB.

Às 18h, os bispos rezarão o terço no Altar Central do Santuário Nacional. Depois, às 18h30, participarão da celebração eucarística. A Santa Missa será presidida por Dom Reginei José Modolo, bispo auxiliar de Curitiba (PR), e dedicada aos bispos de recente nomeação.