Pe. Rubens jun 7, 2023

BISPO SE COMPROMETE COM JUSTIÇA E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL AO RECEBER O TÍTULO DE CIDADÃO SÃOCARLENSE

BISPO SE COMPROMETE COM JUSTIÇA E RESPONSABILIDADE AMBIENTAL AO RECEBER O TÍTULO DE CIDADÃO SÃOCARLENSE

Por Padre Robson Caramano – Assessor de imprensa da Diocese de São Carlos 

Na noite desta quarta-feira (7) Dom Luiz Carlos Dias presidiu a Santa Missa comemorativa aos 115 anos de criação da Diocese de São Carlos na Catedral Diocesana, ocasião em que recebeu o título de cidadão Sãocarlense.

Em sua homilia Dom Luiz ressaltou a característica de cada Bispo que já esteve à frente da Diocese de São Carlos ao longo destes 115 anos, bem como recordou a importante colaboração dos padres e leigos, afirmando: “Pastores e leigos somos todos Igreja, com responsabilidades importantes e necessárias para nossa Diocese de São Carlos”- e seguiu: “aproveito para agradecer o nosso laicato que se desdobra pelo bem de nossa Igreja. Hoje agradeço e rogo que Deus dê a justa recompensa a cada um”.

A Diocese de São Carlos do Pinhal foi criada em 7 de junho de 1908 pelo Papa Pio X por meio da bula Diocesium Nimiam Amplitudinem – desmembrando a região de São Carlos integralmente da então Diocese de São Paulo.

A centenária Diocese já formou mais de 587 padres. Nossa Igreja Particular também é berço de vocações episcopais, padres filhos da Diocese se tornaram Bispos: Dom José Carlos Aguirre, Dom Paulo de Tarso Campos, Dom Ruy Serra, Dom Candido Rubens Padin, Dom Rubens Espinola, Dom Virgilio de Pauli, Dom José Antonio Tosi Marques, Dom Bruno Gamberini, Dom Francisco José Zugliani, Dom Sérgio Cardeal da Rocha, Dom José Luis Ferreira, Dom Francisco Carlos da Silva, Dom Antonio Braz Benevente, Dom Luiz Gonzaga Fecchio, Dom Marcos Antonio Tavoni, Dom Eduardo Malaspina e Dom Antonio de Marco Filho.

Nossa Igreja hoje está sob o pastoreio de seu oitavo Bispo Diocesano – Dom Luiz Carlos Dias, que hoje recebeu o título de “Cidadão Honorário de São Carlos”, concessão da honraria proposta pelos vereadores Gustavo Pozzi e André Rebello, da Câmara Municipal de São Carlos.

Nesse pouco tempo em nossa Diocese, Dom Luiz Carlos vem intensificando a dimensão pastoral diocesana. Em sua gestão vem contribuindo assiduamente para que tenhamos o Diretório dos Sacramentos.

As obras estão sendo intensificadas junto aos patrimônios que a Diocese possui, para que todos os diocesanos possam usufruir: a Casa de Nazaré (em São Carlos) e Casa de Emaús (em Araraquara), por exemplo, são prioridades de investimentos para que a diocese retome seu dinamismo pastoral, possuindo locais para eventos e retiros. A Santa Missa da Unidade é uma profunda marca do Episcopado de Dom Luiz, onde todas as comunidades e paróquias se engajam como sinal de comunhão e participação.

Ao término da Celebração Eucarística, a Câmara Municipal de São Carlos foi instalada na Catedral de São Carlos para a concessão da honraria, proposta pelos vereadores Gustavo Pozzi e André Rebello, foi oficializada pelo Decreto Legislativo Número 1017, de 2 de fevereiro de 2023, aprovado por unanimidade.

Com a sessão aberta, o vereador Gustavo Pozzi tomou a palavra, em nome do presidente Marquinhos Amaral, que não pode estar presente. Em sua fala destacou a alegria em ter sido o propositor da concessão e estar entregando este título na sede da Diocese de São Carlos. André Rebelo, também vereador e propositor da honraria, assumiu a palavra como orador oficial desta sessão.

Em nome dos padres da Diocese falou Padre Marcos Antônio Ghidelli que afirmou: “A Igreja e a Sociedade Civil tem certeza de que este objetivo tão nobre de anunciar o evangelho que toca corações, transforma novas estruturas de paz e de justiça é o Evangelho do qual, Vossa Excelência, é testemunha.” – concluindo que: “O cidadão é referência, é sinal, sinal do Reino de Deus, por isso nós o parabenizamos e pedimos: ajudai-nos a edificar a morada de Deus entre os homens”.

Antes da conclusão da sessão solene Dom Luiz tomou a palavra e reiterou seu agradecimento aos vereadores propositores, bem como a todos os participantes deste ato honorífico. Em seu discurso revelou que as experiências vividas ao longo de sua jornada até este momento de sua vida lhe proporcionaram “valorizar os diferentes rostos culturais e eclesiais encarnados no nosso território tão diverso. Com isso, aprendi a referenciar as diferentes criações culturais, artísticas, arquitetônicas e laborais”- e foi enfático: “Todo esse aprendizado, me ajudou a compreender melhor a alteridade, base do segundo mandamento”.

Emocionado revisitou os lugares por onde passou, relembrando sua chegada à São Carlos: “Cheguei à São Carlos sem nenhum aparato pessoal, apenas sabendo que o Senhor me precedia, e aos poucos iria construir novas relações com as pessoas daqui, tão prazerosas como as que fui tendo que abdicar ao partir de outras paragens”.

Em um elogio a cidade de São Carlos disse que “o clima, da cidade do clima, é agradabilíssimo, as pessoas são muito acolhedoras, a economia é próspera, o IDH em torno de 0,8 é reconfortante, e o alto número de mestres e doutores indica melhorias vindouras na educação e nas condições de vida da população.”- sobre o cidadão Sãocarlense ressaltou o quanto, também se edifica “com o testemunho de fé da população, que não obstante se constitui em um centro científico importante de desenvolvimento tecnológico do Brasil, continua a buscar o Deus vivo […] Sim! Deus habita esta cidade, Deus está aqui!”- concluiu seu elogio Dom Luiz.

No finalizar do seu discurso expressou o comprometimento que tal título lhe impunha afirmando que “esta concessão honrosa me compromete de vez com essa população, sobretudo a mais carente, e com os caminhos de São Carlos. O meu propósito como Bispo da Diocese de São Carlos à cidade, é contribuir na edificação de uma cidade fraterna, solidária, justa e com responsabilidade ambiental. Eis-me aqui para vos servir! Rezem por mim!” – Finalizou o bispo.

Estiveram presentes padres, leigos e leigas, e autoridades constituídas. Compuseram a mesa desta sessão solene os vereadores propositores: Gustavo Pozzi e André Rabello; o Secretário de Governo Neto Donatto, representando o Poder Executivo, professora Diana Cury, ex presidente da Câmara Municipal de São Carlos; a sra Débora Gonzales Costa Blanco, Dirigente Regional de Ensino de São Carlos, e os padres Marcos Antônio Ghidelli, Vigário Geral da Diocese de São Carlos e Padre Sandro Portela, Cura da Catedral.

 

 

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.