Dom Paulo Cezar Costa – Bispo Diocesano

Dom Paulo Cezar Costa nasceu em Valença (RJ) em 20/07/1967, filho de Geraldo Manoel da Costa Amaral e Maria Alice Miranda Amaral. Possui Graduação em Teologia pelo Instituto Superior de teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universitas Gregoriana (1998) e Doutorado em Teologia pela Pontifícia

Universitas Gregoriana (2001). Foi ordenado Presbítero aos 05/12/1992, foi vigário paroquial na Paróquia de São Pedro e São Paulo, no município de Paraíba do Sul, de 1994 a 1996 foi pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e da Paróquia agregada de São Sebastião dos Ferreiros, em Vassouras. Em 2002, após retornar dos estudos em Roma, assumiu a Paróquia de Santa Rosa de Lima, no município de Valença, onde ficou até 2007. Em 2007 assumiu a reitoria do Seminário Diocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu. Foi membro do grupo de peritos da Comissão Episcopal de Doutrina da CNBB; membro do Instituto Nacional de Pastoral e coordenador do departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio; professor e diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI; Professor do Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Professor da Escola Teológica São Bento, ETSB.

Em 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Na Arquidiocese do Rio de Janeiro ocupou os seguintes encargos: Vigário Geral; Animador do Vicariato Episcopal Suburbano; da Administração; Setor Jurídico, Procuradoria; Missões; Instituto Superior de Direito Canônico; Pastoral Universitária; Academia Ciência e Fé; Centro Cultural Dom Eugênio de Araújo Sales; Patrimônio Histórico e Cultural da Arquidiocese; Estudantes no Exterior; membro do Conselho Universitário da PUC-Rio e da Fundação Mantenedora Padre Anchieta. Professor do Seminário Arquidiocesano São José e da PUC-Rio. Aos 25 de junho de 2011 teve seu nome divulgado como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB. Na realização da JMJ-2013 atuou como Diretor Administrativo.

Em 22 de junho 2016 foi nomeado 7º bispo da Diocese de São Carlos pelo Papa Francisco. Sua posse canônica ocorreu no dia 06 de agosto 2016, na Catedral de São Carlos. Atualmente, Dom Paulo é Secretário-geral do Conselho Episcopal Latino Americano e Responsável pelo Setor Universidades da Igreja no Brasil da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura. É membro do Conselho Permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil); membro do Conselho Permanente Regional Sul I junto à CNBB e membro da Pontifícia Comissão para América Latina.

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.