Pe. Rubens jun 17, 2019

Bispo Diocesano realizou catequese junto à Comunidade Católica de Matão

Em preparação a Festa de Corpus Christi, aconteceu no dia 14 de junho(sexta-feira), às 19h30, na Paróquia Senhor Bom Jesus a catequese sobre “Eucaristia e Missão”, feita por Dom Paulo Cezar Costa, Bispo Diocesano.

Participaram da catequese, padres, diáconos permanentes, religiosas, consagrados, agentes de pastoral de todas as Paróquias da cidade Matão. Padre Jorge e Padre Renato acolheram a todos, e também a Dom Paulo.

Dom Paulo iniciou a sua catequese Eucaristia e Missão, com fundamento no texto da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 11, 23-26. Ele disse que: Poderíamos pegar uma das narrações da instituição da Eucaristia feita pelos evangelhos sinóticos: Lc 22,19-20; Mt26,26-28;
Mc14,22-24 ou ainda poderíamos nos deter no belíssimo capítulo 6 do Evangelho de João que foi escrito por último, quando os sinóticos já tinham sido escritos, não narra a instituição da Eucaristia, mas dedica todo um capítulo sobre o pão da vida, que é a Eucaristia. Mas nos deteremos em Paulo, porque é o texto usado pela liturgia hoje, na narração da instituição em cada missa que celebramos ou participamos.

Abordou alguns elementos do texto, bem como ressaltou a importância da Palavra na celebração eucarística, e na vida de cada cristão. Também citou trechos dos documentos de São João Paulo II, Bento XVI, e ensinamentos do Papa Francisco.

Antes de concluir a formação Dom Paulo afirmou que: O Amor que celebramos e recebemos, por sua natureza, pede para ser comunicado a todos. Por isso, “a Eucaristia é fonte e ápice não só da vida da Igreja, mas também da sua missão: “Uma Igreja autenticamente eucarística é uma Igreja missionária” . A missão nasce da experiência do amor de Cristo celebrado, recebido e vivenciado em cada celebração eucarística. A experiência do seu amor nos abre à dinâmica do amor, torna a nossa existência dom de amor. O amor de Cristo dilata o coração, insere a existência humana na dinâmica do êxtases, do sair – se de si, se tornando dom de amor na evangelização, na missão e na caridade.

Cada cristão é missionário na medida que se encontrou com o amor de Deus em Cristo Jesus, “todos somos chamados a dar aos outros o testemunho explícito do amor salvífico do Senhor, que, sem olhar às nossas imperfeições, nos oferece a sua proximidade, a sua Palavra, a sua força, e dá sentido à nossa vida” .

Ao final do encontro foi realizado um momento de adoração e oração diante do Santíssimo Sacramento conduzido por Dom Paulo e concluído com a benção do Santíssimo. Foi um momento de formação, reflexão e oração. Padre Jorge agradeceu a Dom Paulo pela sua colaboração e disponibilidade, bem como a presença de todos os presentes.

Clique aqui e confira as fotos:

Veja como foi: