Diocese São Carlos ago 21, 2018

Bispo Diocesano preside Celebração Eucarística no 3º ENVIA da Sociedade de São Vicente de Paulo

Da Redação, com informações do confrade Luiz Alberto Botega – Conferencia São Bento

Aconteceu neste último domingo, dia 19 de agosto, dia que celebramos a Assunção de Nossa Senhora aos céus, no Centro Vicentino de Formação Rosalie Rendü, o 3º ENVIA, Encontro de Vicentinos na Amizade, realizado pelo Conselho Metropolitano de São Carlos da Sociedade de São Vicente de Paulo, reunindo aproximadamente 800 vicentinos das regiões de Americana, Araraquara, Batatais, Franca, Itápolis, Jaboticabal, Jaú, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e São Carlos estiveram reunidos para reavivar o espírito e carisma vicentino na atuação dos trabalhos de auxilio aos mais Pobres e resgate da dignidade.

Um dia intenso de formação, recreação, reencontro de amigos e, sobretudo, de espiritualidade vicentina que contou com a participação do jovem confrade Willian Alves, vice presidente do Conselho Geral Internacional para Juventude e Conferências de Crianças e Adolescentes, falando sobre “Sede Semeadores de esperança”, destacando que devemos ser pessoas de oração, citando o texto de São Vicente de Paulo “Dai-me um homem de oração e ele será capaz de tudo.” Willian diz que muitas vezes nos falta joelho no chão e rosário na mão, como pedido da própria Mãe de Deus, neste dia lindamente comemorado e que a caridade deve ser anônima, ou então, será vaidade, pois nossa missão é Evangelizar o Pobre. Alias, tudo o que temos é do Pobre, carente de Deus e de pão. Encerra sua fala nos lembrando que devemos ser portadores de esperança, ser semeadores da semente em terra boa.

A seguir tivemos a ilustre presença da Consócia e Master Coach Érica Azara nos falando sobre as  “5 regras para nosso crescimento humano.”, ou seja:

1) Tenha metas:  Onde estou…para onde quero ir, onde quero chegar.

2) Focar no positivo: Tudo o que eu foco se expande.

3) Tenha boas companhias: Somos a média das 5 pessoas com as quais convivemos.

4) Seja responsável: Eu sou responsável pela colheita da minha vida. Tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6-7.

5) Gratidão sempre: Em tudo dai graças. Fé decicidida: seja grato pelos sonhos que ainda não conquistou.

Não poderia faltar também o Assessor Espiritual dos Vicentinos na região, Padre Dr. Luiz Antenor Rosa Botelho que deu uma aula sobre a importância do nosso trabalho para os Pobres, com, e em Cristo. Padre Luiz nos falou sobre “Semente – Planta – Fruto – Semente”, destacando que entre o plantio e a colheita devemos aproveitar o período do nascimento, crescimento e florescimento dos nossos assistidos. Questionou a nós vicentinos onde estamos plantando, onde está nossa conversão e se nossa santidade está sendo plantada e germinada.

Muitas vezes teremos períodos de seca e de chuva farta. Devemos estar preparados para essas fases, assim como a planta, que passa também por processos de difíceis durante seu crescimento. Precisa ser podada para então crescer e florescer.

Muitas vezes encontraremos pedras que impedem o crescimento da árvore. Precisamos ficar atentos às pedras que impedem o nosso crescimento e fez uma reflexão sobre quais pedras devemos eliminar de nossas vidas.

O almoço foi comunitário. Cada um trouxe um pouco e todos se saciaram.

Dom Paulo Cezar Costa

Finalizando o dia o evento contou com a presença de Dom Paulo Cezar Costa que presidiu a Celebração Eucarística.

Assim, após o encerramento da Celebração Eucarística o Confrade Emerson Alexandre Lopes, presidente do Conselho Metropolitano de São Carlos encerrou o evento pedindo as bençãos de Deus sobre os presentes, com a benção do nosso Pai Dom Paulo Cezar e motivou a todos para que, no ano que vem, estejamos juntos novamente, celebrando a vida em favor dos Preferidos de Deus, os Pobres!

Clique aqui e confira as fotos: