Pe. Rubens jan 5, 2019

Bispo Diocesano ordena 16 Diáconos Permanentes para Diocese de São Carlos

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

A Diocese de São Carlos viveu um momento de muita alegria no final da tarde deste sábado, 05 de janeiro, Solenidade da Epifania do Senhor, onde foram ordenados 16 diáconos permanentes da Escola Diaconal Diocesana.

O Diaconato é o 1º grau do Sacramento da Ordem, sendo os outros dois o presbiterato e o Episcopado.

Celebração

A celebração eucarística de ordenação diaconal aconteceu na Catedral de São Carlos Borromeu, em São Carlos, e foi presidida por Dom Paulo Cezar Costa, Bispo Diocesano de São Carlos, e concelebrada pelo seu Auxiliar – Dom Eduardo Malaspina –, Padre Marcos Ghidelli – Vigário Geral da Diocese, Padre Márcio Coelho – Vigário Episcopal para os Diáconos, Padre Carlos Alberto Giacone – Vigário Episcopal do Vicariato São Carlos Borromeu, Padres da Diocese e assistida pelos Diáconos Permanentes, Seminaristas, familiares e povo de Deus.

Homilia

Na homilia, Dom Paulo Cezar relacionou a missão do Diácono Permanente com a solenidade da Epifania do Senhor. Lembrou que o Diácono é o homem da caridade, serviço e da Palavra.

Ouça a homilia do nosso Bispo Diocesano:

Rito

Os novos diáconos juraram fidelidade ao Bispo Diocesano e seus sucessores e a todas as promessas do rito. Durante a ladainha, escolheram se deitar diretamente no chão (sem tapetes), como sinal de entrega total a Deus para servir aos irmãos em suas diversas necessidades.

Pelas mãos e prece de ordenação do Bispo Diocesano, Almir Bispo de Oliveira, Antônio Aparecido Soarde, Antônio Donizete Pessuto, Cláudio José Biason, Eugênio Aparecido Coleone, João Carlos Moreira, Joaquim Augusto de Oliveira, José Enrique dos Reis, José Luiz dos Santos Valério, Laerte André, Júlio Cezar Mesquita, Reginaldo Gonçalves, Luiz Henrique Zanin dos Santos, Roberto Soares de Oliveira e Sandro Bugiga foram ordenados Diáconos Permanentes.

Agradecimento

Padre Márcio Coelho – Vigário Episcopal para os Diáconos, disse da alegria de nossa Diocese de São Carlos com a ordenação de 16 Diáconos Permanentes: “Chamados por Deus, acolhidos e preparados pela nossa Igreja Diocesana, consagrados com o Sacramento da Ordem, agora colocam seus dons a serviço da missão evangelizadora de modo mais intenso e generoso”, destacou.

“Seus olhos e seus corações se voltam para “as viúvas e órfãos” (cf. At 6,1-6) de hoje, nas periferias geográficas, sociais e existenciais, para que o Reino de justiça, amor e paz aconteça entre nós”, concluiu.

Ao final da solenidade, o diácono Cláudio José  Biason falou em nomes dos ordenados: “Muitos foram os que contribuíram para que chegássemos a este momento de nossas vidas. Somos gratos a Dom Paulo Cezar pelo carinho e pela confiança em nos ordenar diáconos da Igreja e enviar-nos a esta nova missão. Somos gratos também a Dom Eduardo pelo carinho, dedicação e atenção para conosco. Não podemos deixar de agradecer a Dom Paulo Sérgio Machado, Bispo Emérito, que nos acolheu na escola diaconal no início de nossa caminhada”, disse.

O neo-diácono também agradeceu a escola diaconal e aos Padres e diáconos formadores: “Somos gratos a todos os padres, religiosos, que de uma forma ou de outra nos auxiliaram nesta caminhada; retribuiremos sendo fiéis no exercício do ministério diaconal hoje assumido”, finalizou.

Diáconos Permanentes

A Diocese de São Carlos passa a contar a partir de hoje com 59 Diáconos Permanentes que estão inseridos nos quatro vicariatos de nossa Igreja Particular. Os 16 ordenados nesta solenidade da Epifania do Senhor vão exercer seu Serviço Pastoral nas seguintes paróquias:

Almir Bispo de Oliveira realizará seu Serviço Pastoral na Paróquia Santo Antônio em Jaú.

Antônio Aparecido Soarde realizará seu Serviço Pastoral na Paróquia São Dimas em Araraquara.

Antônio Donizete Pessuto realizará seu Serviço Pastoral na Paróquia Santa Helena e Santo Cura D´Ars em Jaú.

Claudio José Biason realizará seu Serviço Pastoral na Paróquia São Nicolau de Flüe em São Carlos.

Eugênio Aparecido Coleone realizará seu Serviço Pastoral na Paróquia Senhor Bom Jesus em Ibitinga.

João Carlos Moreira realizará seu Serviço Pastoral na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus em Araraquara.

Joaquim Augusto de Oliveira realizará seu Serviço Pastoral na Paróquia São Geraldo em Araraquara.

José Enrique dos Reis realizará seu Serviço Pastoral na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida em Dois Córregos.

José Luiz dos Santos Valério realizará seu Serviço Pastoral na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus em Araraquara.

Laerte André realizará seu Serviço Pastoral na Santa Luzia (Quase Paróquia) em Matão.

Júlio Cesar Mesquita realizará seu Serviço Pastoral na Paróquia Santo Antônio de Pádua em Itirapina.

Reginaldo Gonçalves realizará seu Serviço Pastoral na Paróquia Santa Rosa de Lima em Matão.

Luiz Henrique Zanin dos Santos realizará seu Serviço Pastoral na Paróquia São Benedito em Jaú.

Roberto Soares de Oliveira realizará seu Serviço Pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Matão.

Rivaldir D’Aparecida Simil realizará seu Serviço Pastoral na Paróquia São José em Araraquara.

Sandro Bugiga realizará seu Serviço Pastoral na Paróquia São Benedito em Jaú.

Confira as fotos desta celebração:

Ordenação Diáconos Permanentes

Confira como foi esta celebração – Transmissão Pascom São Benedito de Jaú