Pe. Rubens fev 21, 2020

Bispo Diocesano nomeia novos Vigários Episcopais

Bispo Diocesano nomeia novos Vigários Episcopais

Por Padre Robson Caramano – Assessor de Comunicação e Imprensa e Sidney Prado

 

Dom Paulo Cezar Costa, Bispo Diocesano de São Carlos, comunicou nesta sexta- feira (21) os novos Vigários Episcopais.

Os presbíteros serão um elo de comunhão e partilha entre os padres, religiosos (as) e leigos (as), em vista de se estabelecer laços mais fortes para que os projetos pastorais se concretizem de maneira eficaz.

Para os Vicariatos Episcopais, são as seguintes nomeações:

Padre Edson Aparecido Franco de Godoy (Paróquia São João Evangelista de Ibaté) foi nomeado Vigário Episcopal do Vicariato São Carlos;

 

Padre Márcio André Massola Gaido (Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Jaú) nomeado Vigário Episcopal para o Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio.

 

Padre Frederico Rogério Daniel (Paróquia Sagrada Família – Araraquara)  nomeado Vigário Episcopal para o Vicariato São Bento;

 

Padre Jorge João Ap. Nahra (Paróquia Senhor Bom Jesus–Matão) nomeado Vigário Episcopal para o Vicariato Senhor Bom Jesus;

 

Novas Comunidades

Padre Sandro de Souza Portela (Paróquia Nossa Senhora das Dores-Brotas) nomeado Vigário Episcopal das Novas Comunidades.

 

Os Vigários episcopais:

Padre Edson Aparecido Franco de Godoy é natural de Taquaritinga (SP). Atualmente tem 50 anos. Ingressou no Seminário Claretiano, cursando o Propedêutico e após um ano, na cidade de Batatais cursou a faculdade de Filosofia. Mudou-se para Campinas onde estudou Teologia por 4 anos.

Em 11 de dezembro de 1998, foi Ordenado Diácono e sua Ordenação Presbiteral ocorreu em 06 de agosto de 1999. Entre as funções exercidas por Padre Edson estão a de Vigário e Administrador da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Dois Córregos, Vigário da Paroquia Santo Antônio em São Carlos, já foi membro do Colégio dos Consultores, Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças em Araraquara, Reitor do Santuário de Adoração São Pio X e Reitor do Seminário de Filosofia “São João Paulo II”. Atualmente exerce seu ministério presbiteral como Pároco na Paróquia São João Evangelista na cidade de Ibaté.

Padre Márcio André Massola Gaido é natural de Jaú (SP). Atualmente tem 46 anos. Ingressou no Seminário da Diocese de São Carlos onde cumpriu seu processo formativo cursando Propedêutico, Filosofia, concluindo seus estudos com o curso de Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Em 27 de dezembro de 2002 foi ordenado Diácono e sua Ordenação Presbiteral ocorreu em 15 de Agosto de 2003. Na Diocese de São Carlos exerceu ofícios de Pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, na cidade de São Carlos entres os anos de 2003 à 2020; Diretor Espiritual do Movimento Serra na cidade de São Carlos (2003); Vigário Episcopal da Região Pastoral 1 (2008); Coordenador Diocesano de Pastoral (2008- 2018); Assessor Diocesano da Pastoral Catequética (2019); Assistente Eclesiástico da Associação Luísa Piccarreta – Brasil (2019). Atualmente exerce seu ministério presbiteral como Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Jaú.

Padre Frederico Rogério Daniel é natural de Araraquara (SP). Atualmente tem 42 anos. Cursou Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Marilia (2001); especializou-se em paisagismo (2003); arquitetura de interiores (2004); ingressando no processo formativo da Diocese de São Carlos no ano de 2008 cursando Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Especializou-se em restauro e arquitetura (2015) e em Arquitetura em  artes sacra na cidade de Verona, na Itália (2017).

No dia 10 de outubro de 2011 foi ordenado Diácono. Sendo Ordenado Presbítero no dia 11 de maio de 2012. Na Diocese atuou como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Rosa Mística na cidade de São Carlos (2012-2015); Pároco da Paróquia São Bento (2015-2016), também no município de São Carlos; fora do Brasil realizou uma experiência missionária, por dois anos, na cidade de Umbiatico, Diocese de Crotone, na Itália (2016- 2018). Atualmente é pároco da Paróquia Sagrada Família, na cidade de Araraquara (SP).

Padre Jorge João Aparecido Nahra nasceu no dia 20 de dezembro de 1956, na cidade de Bariri (SP). Atualmente tem 63 anos.

Em 24 de dezembro de 2005, foi ordenado diácono e sua ordenação presbiteral ocorreu em 14 de julho de 2006.

Entre as funções exercidas por Padre Jorge estão a de Vigário da Paróquia São Sebastião em Borborema (2006), Reitor do Santuário São Pio X e do Seminário de Filosofia em São Carlos (2007), Pároco da Paróquia São João Batista em São Carlos (2009), Diretor do departamento jurídico da diocese (2012), Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus em Matão (2013) onde exerce seu ministério presbiteral atualmente, foi Pároco da Paróquia Santo Expedito de (27/02 a 08/06 de 2018) e Administrador Paroquial da Paróquia São José de (04/09/2018 a 31/08/2019), ambas na cidade de Matão. Padre Jorge, também foi Defensor de Vínculo e Promotor de Justiça do Tribunal Eclesiástico Diocesano (2016), Membro do Conselho de Presbíteros (2017 – atualmente) e Vigário Episcopal do Vicariato Senhor Bom Jesus (2017 – 2019).

 

Novas Comunidades

Padre Sandro de Souza Portela, nasceu no dia 03 de Setembro de 1973, na cidade de Bauru (SP). Atualmente tem 46 anos.

Em 27 de dezembro de 2002, foi ordenado diácono e sua ordenação presbiteral ocorreu em 09 de julho de 2003.

Entre as funções exercidas por Padre Sandro estão a de Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores em Brotas (2003 – atualmente), Diretor Espiritual do Seminário Maior de Filosofia “São João Paulo II”, Administrador Paroquial da Paróquia Santa Clara em Jaú (2018), Padre Sandro, também foi Vigário Episcopal do Vicariato Nossa Senhora do Patrocínio em Jaú (2017 – 2019), e exerce desde 2018 a função de Reitor do Seminário Propedêutico “Rainha dos Apóstolos”.

 

OS VICARIATOS

O Vicariato é uma estrutura diocesana que tem a finalidade de facilitar o trabalho e o acompanhamento pastoral, descentralizando as atividades do bispo. Seu objetivo é o de criar um elo de comunhão e partilha entre os padres, religiosas (os), leigos (as) e o bispo diocesano. Tudo isso em vista de se estabelecer laços mais fortes para que os projetos pastorais se concretizem de maneira eficaz. Os Vicariatos e seus Vigários Episcopais irão atuar em profunda unidade com o bispo, que permanece centro desta unidade e estrutura da Igreja Diocesana.

Confira a configuração dos Vicariatos na Diocese de São Carlos:

Vicariato Episcopal São Carlos: o Vicariato Episcopal São Carlos, com sede no Município de São Carlos, abrangerá os Municípios de São Carlos, Ibaté, Itirapina, Ribeirão Bonito, Dourado e seus respectivos Distritos.

Vicariato Episcopal São Bento:  o Vicariato Episcopal de São Bento, com sede no Município de Araraquara, abrangerá os Municípios de Araraquara, Gavião Peixoto, Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão, Motuca, Boa Esperança do Sul, Trabijú e seus respectivos Distritos.

Vicariato Episcopal Senhor Bom Jesus: o Vicariato Episcopal Senhor Bom Jesus, com sede no Município de Itápolis abrangerá os Municípios de Itápolis, Borborema, Ibitinga, Matão, Nova Europa, Tabatinga, e seus respectivos Distritos

Vicariato Episcopal Nossa Senhora do Patrocínio: o Vicariato Episcopal Nossa Senhora do Patrocínio, com sede no Município de Jaú, abrangerá os Municípios de Jaú, Bariri, Barra Bonita, Bocaina, Brotas, Dois Córregos, Itaju, Itapuí, Mineiros do Tietê, Torrinha e seus respectivos Distritos

 

 

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.