Diocese São Carlos ago 6, 2018

Bispo Diocesano celebra 2 anos de Episcopado

Bispo Diocesano celebra 2 anos de Episcopado

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

No término da manhã desta segunda- feira (06), Festa da Transfiguração do Senhor, Dom Paulo Cezar Costa, presidiu uma  missa na Capela de Nossa Senhora das Graças na Cúria Diocesana de São Carlos, em razão de seus dois anos de episcopado, concelebrada pelo Vigário Geral – Padre Marcos Ghideli, Padre Marcelo Souza – Coordenador Diocesano de Pastoral, Diretor do Infista – Padre Márcio Coelho, Padre Dr. José Edimilson Santos – Vigário Judiciário do Tribunal Eclesiástico, Padre Cristian Henrique Capelatto – Vigário Episcopal do Vicariato São Bento e Padre Marcos Eduardo Coró, a celebração contou ainda com presença de diácono permanente, leigos e leigas e funcionários da Cúria Diocesana.

Em sua homilia, o Bispo Diocesano, destacou que a festa de hoje manifesta o esplendor da vida divina presente em Jesus: “Na oração somos transfigurados e transformados, e os nossos sentidos se voltam para o Senhor. Na transfiguração e na via da adoração, nosso ser deixa resplandecer a presença de Deus em nossa vida. Que, na Festa da Transfiguração do Senhor, possamos buscar no caminho da oração, a transformação e a transfiguração da nossa própria vida”, disse.

“Que possamos continuar a construir uma Diocese bonita, uma igreja que vive em unidade, onde todos se doam com alegria, onde padres, diáconos, seminaristas, religiosos (as), leigos (as), se doam com amor e comprometimento, em uma igreja onde todos se sentem irmãos e acolhidos”, enfatizou o Dom Paulo Cezar.

Antes de concluir a celebração, Padre Marcos Ghidelli dirigiu algumas palavras ao Bispo Diocesano:” A nossa Diocese está sendo transfigurada com sua presença, de Pai e Pastor, pelo seu trabalho e testemunho, Dom Paulo Cezar. Que cada vez mais sua presença se torne frutuosa em nosso meio, nossa Igreja Particular tem sorte de em sua história ter passado grandes líderes religiosos e um deles é Dom Paulo Cezar Costa”, disse.

O Bispo Diocesano agradeceu a generosidade e acolheu com muita alegria a fala do Vigário Geral e disse que os frutos destes dois anos de seus episcopado na amada Diocese de São Carlos, é por todos estarem somando junto, vivendo em comunhão, se doando com alegria e participação: “Quero continuar a caminhar junto e nunca sozinho, agradeço de coração a todos os presbíteros, diáconos e diocesanos e peço suas orações que rezem por mim , para que eu continue a ser a imagem do Bom Pastor na vida de nossa amada Diocese de São Carlos”, concluiu.

Legado

Nascido em Valença(RJ), em 20 de julho de 1967, Dom Paulo Cezar Costa recebeu sua ordenação sacerdotal em 05 de dezembro de 1992.  Nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo- Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro em 2010, atuou na vida desta Arquidiocese como: animador da Pastoral Universitária, fez parte da Comissão Arquidiocesana de Aquisição de Terrenos e Evangelização, das Missões, da Academia Fides et Ratio e do Centro Cultural Dom Eugenio de Araujo Sales. Acompanhou o Economato, o Departamento Jurídico, o Patrimônio Histórico e Cultural da Arquidiocese do Rio de Janeiro e os estudantes no exterior. Também foi membro do Conselho Diretor da Associação Mantenedora da PUC-Rio e do Conselho Universitário. No Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi o bispo referencial da Pastoral Universitária e da Comissão Regional para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada. E ocupou, também, a Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé na CNBB. Na Jornada Mundial da Juventude, em 2013, foi o grande articulador e responsável por todo evento no Rio de Janeiro.

São Carlos

Foi nomeado Bispo da Diocese de São Carlos em 22 de junho de 2016, com a renúncia de Dom Paulo Sérgio Machado, tornando- se, assim, o sétimo bispo diocesano. Homem simples, chamado por muitos de “pai” é dotado de inteligência prática.

Sua posse canônica ocorreu no dia 06 de agosto de 2016, na Catedral de São Carlos Borromeu, celebrando, assim no dia de hoje seus 2 anos de intenso episcopado.

Pai do Povo

A alegria de seu ministério é estar no meio do povo, estes dois anos de atuação, já visitou às 126 paróquias, inseridas em 27 municípios e 7 distritos que compõe a centenária Diocese de São Carlos, sempre junto ao seu rebanho, nosso Bispo Diocesano faz questão de estar próximo aos seus sacerdotes, com intenso trabalho de evangelizador: Crismas, Celebrações Eucarísticas, Conferências, Retiros, Formações,, encontro com as Autoridades Civis e do Poder Público, confortando doentes, em seu coração de Pastor e Pai não deixa de oferecer o apoio às comunidades.

Nas suas Visitas Pastorais, no encontro pessoal com seus Diocesanos, costuma apresentar profundas e belíssimas catequese bíblicas, suas palavras transmitem bondade e alegria e  a todos consola. Verdadeiro Apóstolo, ajudando quem precisa com seu coração generoso, deixando a todos um grande sinal de pertença à Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Governo

No primeiro ano de seu episcopado, instalou o Tribunal Eclesiástico, criou os Vicariatos Episcopais (São Carlos Borromeu, São Bento, Senhor Bom Jesus e Nossa Senhora do Patrocínio). Ordenou 08 novos padres e no próximo dia 18 de agosto irá ordenar mais 9 sacerdotes para a vida da Diocese de São Carlos. Reinaugurou o Seminário Propedêutico. Foi o grande motivador para a realização da 25ª Assembleia Diocesana de Pastoral, que reuniu as comunidades locais da Igreja Católica Apostólica Romana, incentivando a promoção de uma Igreja em Saída, com “Eixos da Palavra e Missão”.

Gratidão

A Diocese de São Carlos é grata pelos benefícios que vem realizando neste tempo de seu Governo Episcopal, seu dinamismo pastoral e sua paternidade no presbitério, sempre quando se fala em Dom Paulo Cezar é com muito respeito, admiração e alegria.

Que sua vida e apostolado continuem sendo profícuos “Para a vida do mundo”. Com seu jeito humano, alegre e tranquilo de trabalhar, vem dando segurança e esperança, fazendo com que a Igreja mostre seu rosto e deixe em cada diocesano a mensagem do Evangelho. Dom Paulo chegou com a missão de ensinar, santificar e governar o povo de Deus e tem realizado seu governo com grande êxito e fecundidade!

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.