Diocese São Carlos dez 6, 2018

Bispo Auxiliar fala com Seminaristas durante Semana Filosófica

Por Sidney Prado – Assessoria de Comunicação e Imprensa da Diocese de São Carlos

Na manhã desta quinta– feira (06), Dom Eduardo Malaspina, Bispo Auxiliar Diocesano, esteve no Infista – Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino, para falar com Seminaristas de Filosofia durante a Semana Filosófica.

Citando o filósofo Kant, em seu pensando segundo o qual “não se ensina filosofia, mas a filosofar”,  Dom Eduardo Malaspina destacou que o exercício do filosofar pode ser o fio condutor para que se aprenda filosofia: “O estudo do pensamento humano, em busca do sentido da vida e de todas as coisas, contribuirá para o grande diálogo humano e social. Quem estuda filosofia saberá das as razões e ter critérios abalizados para o julgamento dos eventos e das ideias, que se lançam aqui e ali”, enfatizou o Bispo Auxiliar.

Em sua fala ainda, Dom Eduardo disse aos presentes que a filosofia é um corpo de entendimentos que compreende e dá significado ao mundo e à existência: “Nesse sentido, importa saber como é que se constituiu a filosofia, como é que se constrói esse corpo de entendimentos, que se pode assumir criticamente como aquele que se quer para o direcionamento da própria experiência e das questões fundamentais que envolvem o ser, os valores, a realidade e as práticas”, destacou.

O Bispo Auxiliar também falou sobre os três passos didaticamente sequenciais para filosofar, num processo dialético: 1º Inventariar os valores vigentes; 2º Criticá-los; 3º reconstruí-los: “É um processo dialético que vai de uma determinada posição para a sua superação teórico- prática. À medida que se está inventariando os valores vigentes, deve- se estar ao mesmo tempo, criticando-os e reconstruindo-os”, comentou.

Dom Eduardo disse que o presbítero não precisa necessariamente ser um filósofo, mas deve ter a envergadura do pensamento crítico, que o habilite a enfrentar os problemas e desafios de nosso tempo.

Estiveram presentes Padre Marcio Coelho, diretor do Infista , Padre Carlos Alberto Giacone, Docente de Filosofia e Vigário Espiscopal de São Carlos, Padre Zezinho, Reitor do Seminário Maior São João Paulo II e demais docentes do Infista – Instituto de Filosofia Santo Tomás de Aquino.

Confira algumas fotos:

Safil 2018