Sidney Prado nov 6, 2019

Dom Eduardo Malaspina recebe Título de Cidadão Araraquarense

Dom Eduardo Malaspina recebe Título de Cidadão Araraquarense

A comunidade araraquarense ganhou mais um cidadão engajado nas lutas sociais no dia 31 de outubro. O bispo auxiliar da Diocese de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina, conhecido na cidade pelo trabalho nas pastorais sociais, foi homenageado com o Título de Cidadão Araraquarense, conferido pela Casa de Leis, por indicação do vereador José Carlos Porsani (PSDB). “A Câmara Municipal homenageia, nesta noite, um homem de Deus. É uma grande honra ser o autor deste Título. Obrigado por dedicar avida a Deus e por estar sempre presente na vida da comunidade, principalmente do bairro Santa Angelina, que o acolheu e o estima muito”, declarou o parlamentar em seu discurso.

O presidente do Legislativo, vereador Tenente Santana (MDB), afirmou se sentir um privilegiado por poder presidir a Sessão Solene. “Araraquara se sente muito feliz em ter Dom Eduardo como filho, pois ele conseguiu conquistar uma legião de amigos aqui e em toda a região.”

 

O prefeito Edinho Silva (PT) lembrou que “a Diocese de São Carlos já ofereceu ao Brasil e ao mundo muitos bispos. Mas é a primeira vez que um padre formado pela Diocese é ordenado bispo na própria Diocese de São Carlos”. Dirigindo-se ao homenageado, que é também seu amigo pessoal, o chefe do Executivo apontou: “Você já está fazendo história. Este Título é um reconhecimento pelo que você já fez e uma antecipação pelo que ainda vai fazer na construção do Reino de Deus”.

 

Representando as paróquias de Araraquara, o vigário episcopal padre Cristian Henrique Capelatto afirmou ter escolhido, entre os muitos trabalhos pelos quais poderia agradecer a Dom Eduardo, a sua atuação nas pastorais sociais. “Para cada pastoral que surge, muitas vidas surgem por trás. O senhor chegou em um momento em que as pastorais estavam desanimadas, e está descobrindo lideranças e colocando-as em pé. Seja muito bem-vindo mais de perto em nosso meio.”

 

“Para mim, receber este Título não é apenas uma questão de honra, mas é uma missão profética de ser aqui, por onde passo, alguém que, pela minha função como bispo, se soma aos seus habitantes”, agradeceu Dom Eduardo, que propôs, em seu discurso, uma reflexão sobre a esperança: “Temos hoje um razoável consenso que ronda entre nós de que os tempos são terríveis, complicados. Partilhamos um momento difícil de desigualdade, pobreza, violência, abusos de direitos. Cabe, porém, uma questão: alguma vez não foi assim? Levando em conta que todo e qualquer ser humano sempre viveu na era contemporânea, em qual delas não teria valido então o alerta de Guimarães Rosa de que viver é muito perigoso? No entanto, nós resistimos, porque a esperança é um princípio vital. Tenho certeza de que nós sonhamos muitas coisas boas. E quando Deus quer, o homem sonha e a obra nasce”.

 

Além de familiares e amigos do homenageado, estiveram presentes à cerimônia os vereadores Elias Chediek (MDB), Jéferson Yashuda (PSDB) e Roger Mendes (Progressistas), o vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico, Damiano Neto (Progressistas), o coordenador diocesano de Pastoral, padre Marcelo Aparecido de Souza (Paróquia São Bento), o prefeito de Tabatinga (SP), Dr. Eduardo Martinez, o presidente da Câmara Municipal de Tabatinga (SP), Vanderlei Carvalho, e os padres José Luiz Ferrari (Paróquia São Geraldo), Nelson Ramos (Paróquia Nossa Senhora Aparecida), Osvaldo Gonçalves Pereira (Paróquia São Sebastião) e Nicolau Sanitá Neto (Paróquia São Dimas).

 

Clique aqui e confira as fotos:

 

Estudo inveterado e trabalho árduo

Dom Eduardo Malaspina nasceu em Tabatinga (SP) em 12 de julho de 1967, filho de Odino e Ivonete Malaspina. Depois de concluir o seminário menor e a faculdade de Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos, em 1987, cursou Teologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. É licenciado em Filosofia pelo Claretiano – Centro Universitário e cursou Ciência da Comunicação Social na Pontifícia Universidade Salesiana, em Roma (Itália). Concluiu também Jornalismo na Universidade Sagrado Coração, em Bauru, e Mestrado em Teologia Pastoral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da PUC de São Paulo.

 

O religioso desempenhou várias funções dentro da igreja: vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio, em Jaú (1992); administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Américo Brasiliense (SP); secretário diocesano de Pastoral e coordenador diocesano de Pastoral da Diocese de São Carlos; e representante dos presbíteros da Diocese em diversos Encontros Nacionais de Presbíteros (ENP). Também foi professor do Seminário do Propedêutico e do Instituto de Filosofia São Tomás de Aquino (Infista) da Diocese, membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores, chanceler do Bispado e pároco da Paróquia de São Nicolau de Flüe, em São Carlos (SP).

 

No dia 7 de março de 2018, foi nomeado bispo auxiliar de São Carlos pelo Papa Francisco. A sua ordenação episcopal deu-se no dia 1º de maio de 2018, sendo o celebrante Dom Paulo Cezar Costa, na Catedral de São Carlos.

 

Em 12 de junho de 2019, durante a programação da 82ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Itaici, Indaiatuba (SP), o bispo auxiliar Dom Eduardo Malaspina foi eleito bispo presidente da Sub-Região Campinas.

 

Com informações do Portal da Câmara Municipal de Araraquara

 

Copyright ©2018. Todos os direitos reservados.