Pe. Rubens maio 9, 2023

Durante atualização Padres refletiram dois elementos presentes no conceito de Sinodalidade: SINERGIA DA IGREJA e ESCUTA

Por Padre Robson Caramano – Assessor de Imprensa da Diocese de São Carlos

Os padres tiveram a oportunidade de refletir sobre dois elementos presentes no conceito de Sinodalidade: SINERGIA DA IGREJA e ESCUTA. Elementos a partir dos quais a Igreja Católica Apostólica Romana é capaz de dar uma resposta às crises emergentes em neste contexto de “Mudança de Época”, como afirmara o documento de Aparecida.

Padre Contieri destacou que diante dos desafios impostos pelas crises existentes na contemporaneidade exigem do corpo Vivo da Igreja três atitudes pertinentes: RESILIÊNCIA, que retira as pessoas do comodismo; ESPERANÇA alicerçada no Mistério Pascal de Cristo; e COMPROMISSO/CORRESPONSABILIDADE, atitude que se encontra na essência de uma Igreja Sinodal, na qual todos são importantes e grandes colaboradores para que a realidade eclesial se configure.

Foram dias nos quais além de todo trabalho de reflexão acerca de uma Igreja Sinodal, os presbíteros da Diocese de São Carlos puderam ter momentos de convivência e partilha da caminhada ministerial. O encontro, também, marcou o anúncio da data de Ordenação Presbiteral dos novos Padres da Igreja, e a escolha do Padre Márcio Coelho como Vigário Episcopal do Vicariato São Carlos.

Padre Sandro de Souza Portela

Padre Sandro Portela – Pároco da Catedral de São Carlos e Reitor do Seminário Propedêutico, disse que os participantes do curso saíram muito satisfeitos com a abordagem das questões levantadas pelo padre assessor e também animados e encorajados para trazer a realidade da proposta de Jesus Cristo ao mundo hodierno, a partir da realidade que estamos inseridos, vivenciando a proposta do Papa Francisco, ou seja, uma Igreja mais sinodal.

Padre Jorge João Aparecido Nahra

Já o Vigário Episcopal do Vicariato Senhor Bom Jesus – Padre João Jorge Nahra enfatizou que o Padre Carlos Contieri  abordou sob olhar de outras perspectivas como a própria sinodalidade através do magistério do Papa Francisco, da exegese bíblica, a Sagrada Escritura, a mística, a Eucaristia, a espiritualidade inaciana, e também sobre a acolhida da ação do Espirito Santo: “As colocações do assessor foram muito pertinentes e importantes, pois ajudaram a enriquecer a caminhada a caminhada da vida e missão da Igreja, bem como a vida presbiteral e a realidade paroquial.

A temática abordada devido a sua importância e extensão pode colaborar na caminha da realidade paroquial, ou seja, não só tratar do assunto nesse atual momento, mas durante a caminhada da vida da comunidade, através da formação e conscientização do sentido da sinodalidade que nos remete aos primórdios, ou melhor voltar as fontes da Igreja primitiva. Realmente, foi um momento de estudo, reflexão e espiritualidade para todos os participantes”, disse o Vigário Episcopal do Vicariato Senhor Bom Jesus.