Pe. Rubens out 19, 2022

Atendentes Paroquiais participam de formação

Por Sidney Prado – Assessoria de Imprensa da Diocese de São Carlos

Pensando na importante função dos atendentes paroquiais dentro da Igreja, como espaço responsável pela organização da paróquia e de contato direto com os católicos, a Diocese de São Carlos promoveu nesta segunda-feira (17) um encontro diocesano para secretárias e secretários paroquiais, com o intuito de qualificar e orientar os colaboradores que atuam nas diversas paróquias da Diocese.

Padre Humberto Robson de Carvalho, da Arquidiocese de São Paulo, refletiu com os participantes “A Espiritualidade da secretária e do secretário paroquial”. A temática abordada pelo sacerdote proporcionou a capacitação dos atendentes paroquiais, com a proposta de ressignificar e dignificar a vivência do secretariado paroquial em termos de participação na missão da Igreja: anunciar Jesus Cristo: “O serviço na secretaria é compreendido como serviço ao Reino de Deus, à Igreja, à comunidade e aos irmãos e irmãs na fé, bem como àqueles que estão mais distantes e precisam ser ungidos no bálsamo do amor de Deus”, enfatizou Padre Humberto.

O encontro abordou ainda o aspecto da capacidade de acolhida e de serviço manifestadas em atitudes e ações que possibilitam realizar seu trabalho na perspectiva da espiritualidade cristã.

À tarde, foi abordado questões contábeis, administrativas, jurídicas, do arquivo diocesano e tribunal eclesiástico. Além de ser um encontro formativo, a reunião também celebra uma rica troca de experiências entre as pessoas envolvidas com os serviços de secretariado e com a acolhida dos fiéis.
A formação contou com a presença de padres, de Dom Luiz Carlos – Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Eduardo Malaspina – Bispo Auxiliar e foi coordenado pelos padres: Robson Caramano e Flávio Gomes sob a organização do Padre Leo Gasqui – Coordenador Diocesano de Pastoral.

Além de ser um encontro formativo, a reunião também celebra uma rica troca de experiências entre as pessoas envolvidas com os serviços de secretariado e com a acolhida dos fiéis, com objetivo de melhorar cada vez a formação a Coordenação Diocesana de Pastoral quer ouvir você que participou. Acesse o link abaixo e deixe sua avaliação.

Avaliação Atendentes Paroquiais